• Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no Google Plus Enviar por whatsapp Enviar por e-mail Mais
Internet Fernando de Noronha terá banda larga grátis

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/07/2016 08:06 Atualizado em:

O arquipélago de Fernando de Noronha ganhará, nos próximos 30 dias, um serviço de internet banda larga com acesso gratuito para moradores e turistas. O Noronha Connect será estabelecido através do consórcio PEConectado. A assinatura da ordem de serviço foi realizada ontem pela administração da ilha. A empresa Vectra Consultoria e Serviços terá um mês para implantar a rede de wi-fi em nove pontos estratégicos do arquipélago.

Alguns pontos turísticos como o Palácio São Miguel, o Museu Noronhense, o Forte, as praças Parque Noronha e Flamboyant, o Porto de Santo Antônio e o aeroporto terão rede sem fio. “Haverá uma base de dados com informações dos usuários, onde será possível ver o que cada um necessita. Com isso, pode ser oferecido ao turista o melhor suporte para a estadia dele na ilha, com dicas de novos roteiros, passeios etc.”, comentou o gerente de negócios da Vectra, Erick Grapiúna.

O acesso à internet era uma das principais reivindicações de visitantes de Fernando de Noronha. “Vamos oferecer uma contribuição significativa para turistas do mundo todo. A ilha, a partir de agora, terá um grande suporte de internet”, ressaltou o administrador do arquipélago, Luís Eduardo Antunes.

O PEConectado ficará responsável por instalar roteadores, pontos de acesso, softwares e os componentes necessários para o funcionamento da banda larga. “Noronha tem peculiaridades por ser uma comunidade insular. A partir do momento que oferecemos um acesso estruturado à internet, fornecemos condições de modificar positivamente a história da Ilha”, disse Rodrigo Valença, diretor de Tecnologia, Orçamento e Finanças de Fernando de Noronha.

Os links atualmente utilizados pela administração da ilha receberão um reforço de 6MB a 10MB, dependendo da necessidade, e serão compartilhados através de load balance (balanceamento de carga), garantindo, assim uma melhor navegação.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.