investigação Conselho do Ministério Público deve investigar Deltan Dallagnol

Por: FolhaPress - FolhaPress

Publicado em: 10/06/2019 11:44 Atualizado em:

Foto: Arquivo/José Cruz/Agência Brasil
Foto: Arquivo/José Cruz/Agência Brasil
Após troca de mensagens reveladas pelo site The Intercept Brasil, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que fiscaliza as atividades de promotores e procuradores, deve investigar o procurador Deltan Dallagnol e outros que trocaram informações por aplicativos.
Nas conversas, Dallagnol comenta com o juiz Sergio Moro sobre estratégias da investigação contra o ex-presidente Lula no caso do triplex.

Na noite de domingo (10), integrantes do conselho discutiam o que fazer. "Em primeiro lugar, precisamos verificar se o conteúdo [das mensagens divulgadas] é verdadeiro. Caso isso se confirme, o CNMP não pode deixar de examinar o assunto", diz o conselheiro Luiz Fernando Bandeira de Mello.

Entre as irregularidades que as mensagens revelam estaria a adoção de estratégias, por parte dos procuradores, para manter o processo de Lula com eles. Mas pela lei, procuradores não podem conduzir investigações para manter os processos em suas mãos, pois isso violaria o princípio do promotor natural. Ou seja, um investigador não pode escolher o caso que quer investigar.

As mensagens mostram também que procuradores atuaram para tentar impedir a entrevista de Lula à Folha, no ano passado, por temer que sua fala pudesse eleger Fernando Haddad.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.