Bancada federal Dnit propõe emendas para conservação de estradas

Publicado em: 06/06/2019 17:41 Atualizado em:

Deputados foram recebidos pelo diretor-geral do Dnit, 
general Santos Filho. Foto: Divulgação
Deputados foram recebidos pelo diretor-geral do Dnit, general Santos Filho. Foto: Divulgação
Ao receber nesta quinta-feira (6), em Brasília, os deputados federais Fernando Rodolfo (PL-PE) e Augusto Coutinho (SD-PE) e o deputado estadual Antonio Fernando (PSC), o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Santos Filho, propôs aos parlamentares que a bancada federal de Pernambuco apresente emendas ao orçamento da União de 2020 destinando verbas adicionais às obras de manutenção de rodovias no estado.

Segundo Santos Filho, a dotação para manutenção das rodovias pernambucanas fixada no projeto da Lei Orçamentária de 2020 é de R$ 127,9 milhões. Na avaliação dele, tal valor é insuficiente para evitar que, no chamado Índice de Condição da Manutenção, o percentual de estradas com boa conservação, previsto em 76%, este ano, caia para 13% no próximo ano. O percentual de rodovias em situação de conservação ruim em Pernambuco, calcula o Dnit, pode se elevar dos atuais 5%  para 44%, em 2020. 

O diretor do Dnit, apresentou aos deputados um planejamento detalhado das prioridades do órgão em Pernambuco e as dotações de cada obra no projeto da Lei Orçamentária em tramitação no Congresso. Informou, ainda, que dos principais empreendimentos em construção, o contorno do Recife, na BR-101, deverá estar concluído em outubro próximo, enquanto a duplicação da BR-104, entre Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, de acordo com Santos Filho, enfrenta o problema do governo do estado ainda não haver prestado contas dos recursos recebidos do DNIT.

O diretor-geral do Dnit disse também que a duplicação da BR-423, entre São Caetano e Garanhuns, promessa do governo federal que se arrasta desde 2011 está com seu projeto de viabilidade concluído. Santos Filho estima que as obras, orçadas em R$ 630 milhões, serão contratadas em 2020 e sua conclusão deve ocorrer em 2022. “É preciso dotar o DNIT de um mínimo de recursos para que a infraestrutura não se agrave ainda mais em Pernambuco, com sérios reflexos no processo de desenvolvimento do estado”, ressaltou o deputado Fernando Rodolfo, após a reunião.



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