notre-dame Papa deseja 'mobilização de todos' para reconstruir Notre-Dame

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 16/04/2019 08:47 Atualizado em:

Foto: Tiziana FABI / AFP
Foto: Tiziana FABI / AFP
O papa Francisco pediu, nesta terça-feira, a "mobilização de todos" para que a catedral de Notre-Dame de Paris, devastada por um incêndio, possa voltar a ser "a joia arquitetônica de uma memória coletiva".

"Saudando a coragem e o trabalho dos bombeiros que intervieram para conter o incêndio, rezo que a catedral de Notre-Dame possa voltar a ser, graças ao trabalho de reconstrução e a mobilização de todos, esta bela joia no coração da cidade, sinal da fé daqueles que a edificaram, igreja-mãe da sua diocese, patrimônio arquitetônico e espiritual de Paris, da França e da humanidade", escreveu o papa em um telegrama dirigido ao arcebispo de Paris, dom Michel Aupetit.

Em sua mensagem, o pontífice argentino diz que compartilha a "tristeza" dos fiéis e de "todos os franceses" e assegura sua "proximidade espiritual" e sua oração. 

"Esta catástrofe danificou seriamente um prédio histórico. Mas estou ciente de que também afetou um símbolo nacional caro aos parisienses e aos franceses na diversidade de suas convicções", escreve.

Questionado sobre a ajuda que a Santa Sé poderia trazer à reconstrução, o cardeal Gianfranco Ravasi, "ministro" da Cultura do Vaticano, explicou que seria principalmente "contribuições técnicas".

A catedral é propriedade do Estado francês, que cobra parte da visita, recordou.

Mas o Vaticano disponibilizará a expertise adquirida em seus museus na restauração de obras religiosas, ele prometeu.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.