Lar Transitório de Christie: 40 anos de amor ao próximo

Chico Carlos
Jornalista

Publicado em: 10/06/2019 03:00 Atualizado em: 10/06/2019 08:39

O mês de junho é muito significativo para todos e todas que fazem parte da Associação Espírita Lar Transitório de Christie (AELTC). É uma sensação diferente. A entidade completa, neste 10 de junho, 40 anos de fundação. Essa história teve início quando a professora Maria José Cabral deixou o bairro de Casa Amarela, mais precisamente, o Alto José Bonifácio para viver em Rio Doce, Olinda. No caminhão de mudanças pela poeira das ruas das Marim dos Caetés levou em seu coração um sonho: o de construir uma escola comunitária. Corações e mentes dispararam. As células cinzentas fervilharam na magia do tempo e as estrelas brilharam intensamente no céu infinito.

Sob a orientação dos amigos da doutrina espírita, o casal José Vitorino Maria Cabral, ambos falecidos, plantaram a semente do amor em um terreno doado.No começo, mutirões, pedágios, doações, solicitações, rifas, convites e chamados. Irmãos (as) e amigos (as) da espiritualidade deram as mãos da solidariedade e espalharam gotas de luz e amor.

Com recursos arrecadados, por meio de campanhas, colaborações e cooperações solidárias, o Lar de Christie avançou pela estrada do tempo, tornou-se um exemplo de cultivar o bem, do respeito, sem medo de ser feliz. Gerações passaram ao longo dos anos, educando e cuidando de cerca de 200 crianças de zero a seis anos e mais de 145 crianças/adolescentes de sete a quinze anos em jornada ampliada. Tudo isso em nome do amor ao próximo, contribuído para o aprimoramento social, prestando serviços na área da educação formal e não formal, da saúde, da assistência religiosa, valorizando a pessoa humana, e integrando crianças, adolescentes e adultos na sociedade, sem distinção e discriminação.

O departamento Neo-Natal “Irmã Josefa” atende mulheres mães, gestantes adolescentes e adultas de famílias cadastradas orientadas por voluntárias e uma educadora capacitada no Programa Família Brasileira Fortalecida. Nos encontros semanais, temas como: a importância da família, o direito à vida, a maternidade integral, o mundo do trabalho e a fé religiosa bem orientada fazem parte da rotina de trabalho.

A oficina “Mamãe com Artes” desenvolve a produção de artesanato como fonte de ocupação e geração de renda, e de programas para solução de conflitos familiares: violência doméstica, abuso sexual e casos de drogas ocorridos nas famílias, além do respeito mútuo e ética. Lá, também, são realizadas atividades didático-pedagógicas, para crianças em idade pré-escolar e crianças em idade escolar têm o seu aprendizado acompanhado com reforço das atividades do seu currículo por monitoras treinadas em reciclagens e capacitações.

É importante frisar que a criança tem o direito de estar completamente segura contra o medo, o pânico, a situação real ou potencial de abuso físico e emocional. O Programa de Adoção Fraterna estimula pessoas e famílias acolhedoras para receber as crianças em seus lares, colaborando através do apoio material, moral, espiritual e ou financeiro.

Durante os 30 anos de existência foram conquistados resultados positivos e expressivos. No cuidar/educar, por exemplo vários desafios foram superados. Novas ações, novos atendimentos, bem como aumento do número de pessoas que freqüentam o local.

No Lar Transitório de Christie, o exercício prático é fazer o bem, ver o ser humano como irmão (a) que, em muitas situações precisa de atenção, carinho e apoio. Isso tem feito a diferença.

Quem quiser conhecer mais esse trabalho, ser voluntário, parceiro ou apoiador entre em contato: 3431-4775 ou 3491-0409. O Lar de Christie, fica na rua José Vitorino Cabral Neto, s/n, IV Etapa de Rio Doce/Olinda.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.