Apelo para o uso da razão

Ary Avellar Diniz
Diretor presidente do Colégio CBV. Diretor presidente da Faculdade FPS

Publicado em: 31/05/2019 03:00 Atualizado em: 31/05/2019 08:58

As informações explícitas divulgadas pelo transmissor, facilitam as interpretações, proporcionando colher os frutos da razão. Do outro lado, o receptor cheio de expectativas busca a verdade dos acontecimentos, não aquela verdade que se diz “a mentira repetida várias vezes se torna a verdade”. A verdade sempre se posiciona em plano mais elevado que a mentira. Os “fake news” se espalham, maliciosamente, em todos os setores de informações.

Aliado a essas sistemáticas da vida, somam-se ainda certas qualidades peculiares ao ser humano: autonomia e criatividade, facilitadores no momento de separar o joio do trigo, o certo do errado. Ele (ser humano), ao tomar essa posição, jamais será conduzido como se estivesse em um rebanho de ovelhas mesclado de ovelhas negras, estas muito espalhadas pelo mundo afora.

Acompanhando, recentemente, as notícias políticas, as quais têm atingido, radicalmente, o mesmo alvo e, por incrível que pareça, visando à pessoa comprovadamente honesta, cuja intenção precípua, acima de tudo, é encontrar meios voltados à melhoria da boa qualidade de vida do cidadão brasileiro.

É de pleno conhecimento do povo, em geral, que a democracia é fortalecida quando se preserva o uso das comunicações verbais ou escritas, desde que sejam obedecidos os princípios da responsabilidade.

Felizmente, em 22 de maio de 2019, noticiam-se pelo governo federal, o desencadeamento de uma “Campanha publicitária”, focando as realizações do governo e planejamentos futuros.

A expectativa é alvissareira, pertinente à quantia a ser arrecadada de um trilhão de reais a serem arrecados pelo Ministério da Economia, durante a próxima década. Nunca a história do Brasil noticiou tanto otimismo centrado nos números apontados.

Em execução, dentro dos moldes da gestão honesta, tem-se provocado e posto em prática os contingenciamentos, controladores do equilíbrio financeiro do país, verdadeiras varreduras em todos os setores da economia, inclusive as ONGs fantasmas que tanto já sugaram o erário público, em particular os instalados na Amazônia.

Outras medidas serão anunciadas, assim esperamos e acreditamos. Os grandes “Big Shots” internacionais admitem investir no Brasil, logo após as viagens realizadas do presidente ao exterior, desde que sejam aprovados os projetos das mudanças, principalmente da previdência, fiscal e administrativa em tramitação no Congresso.

Nem tudo é escuridão! Há luz no fim do túnel. Fatos tristes e marcantes têm-se assistido em outros lugares, exclusivamente, por falta do uso da razão. Pobre Venezuela, outrora considerado país rico e, hoje, a maioria do povo, desnutrido; a Síria totalmente esfacelada; Iraque arrasado; Afeganistão e outros países, o povo se matando, conterrâneos contra conterrâneos. É triste e lamentável! Tudo por falta do uso da razão.

Pediríamos a Deus, após acordar, ao raiar do dia, poder ler o Diario de Pernambuco, estampado nas manchetes e nas entrelinhas, notícias alvissareiras sem mágoas e respeito ao próximo, procurando elevar cada vez mais os espíritos otimistas dos pernambucanos e brasileiros.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.