O Imip e a Casa Branca

Ítalo Rocha Leitão
Jornalista

Publicado em: 23/05/2019 03:00 Atualizado em: 23/05/2019 08:56

Jacqueline Kennedy estava em seus aposentos na Casa Branca, em Washington, em janeiro de 1962, quando, ao folhear seu pacote de correspondências, encontrou uma carta do longínquo Nordeste brasileiro, mais precisamente do bairro dos Coelhos, no Recife. A correspondência estava em português, com a tradução em inglês anexada. Seu remetente era um visionário, que lhe pedia ajuda para concretizar um sonho: criar um hospital para atender crianças e mulheres pobres de Pernambuco.

Dois anos antes, esse visionário se juntara a um grupo de médicos para fundar o Instituto de Medicina Infantil de Pernambuco (Imip). As dificuldades eram muitas. Faltava quase tudo. Só existiam o terreno, a estrutura erguida  e a infinita vontade de fazer.

O Recife de pouco mais de meio século atrás ainda engatinhava rumo ao desenvolvimento. Eram pouco mais de 700 mil habitantes. Hoje, são um 1,45 milhão de moradores. Shoppings, concessionárias de veículos, redes de supermercados, faculdades particulares, espigões, indústrias de grande porte, polo médico, polo de informática, Porto de Suape, fábrica de automóveis... quase nada disso existia.

A primeira-dama dos Estados Unidos estava de bom humor e gostou do que leu. O professor Fernando Figueira havia sintetizado o pedido de auxílio em poucas linhas e com um argumento infalível: “Quem tem posse e um bom coração, pode muito bem ajudar os pobres. Estejam eles onde estiverem”. E os necessitados estavam muito longe dali. A distância de quase sete mil quilômetros que separa o Recife da capital norte-americana foi vencida dois meses depois.

A mulher glamourosa, chique, bonita, personagem diária de todas as colunas sociais do mundo, casada com um dos presidentes mais populares da história política dos Estados Unidos, frequentadora das mais altas rodas da sociedade americana e europeia, deu uma paradinha na sua agitada e lotada agenda para mandar a resposta. Iria ajudar, sim. O professor Fernando Figueira poderia ficar tranquilo. Se dependesse dela, o então Instituto de Medicina Infantil de Pernambuco iria se viabilizar e servir à população pobre do Estado.

Na relação de pedidos constavam tensiômetros, estetoscópios, luvas e fios cirúrgicos e, com a temperatura nordestina sempre nas alturas, não haveria como faltar um pedido também de aparelhos de ar-condicionado. A quantidade do material enviado foi tão expressiva que encheu um galpão. Começava assim uma longa história de doações para ajudar a erguer o Imip.

Mais de meio século depois, aquele projeto que Jacqueline Lee Bouvier Kennedy viu, de longe, nascer e se dispôs a ajudar, cresceu, curou, salvou vidas e fez com que outras viessem ao mundo. Mudou de nome para ampliar seu atendimento aos mais pobres e hoje se chama Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, numa justa homenagem àquele mesmo que escreveu para Mrs. Kennedy.

Hoje, são mais de quatro mil pessoas atendidas diariamente, homens, mulheres e crianças. Tudo 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quatro mil funcionários estão a postos, sem contar com os voluntários, que sempre encontram um tempo em suas vidas para dedicar algumas horas de trabalho ao Imip.

O espaço hospitalar, que era naquela época de apenas pouco mais de 3 mil metros quadrados, hoje chega a 12 mil metros quadrados de área construída. Os 950 leitos foram ampliados com a chegada de mais 200 depois da incorporação do antigo Pedro II, que passou mais de 20 anos desativado, foi  restaurado pelo Imip e está em atividade desde agosto de 2010. Tudo isso enche de orgulho todos os que fazem parte da história do Imip.

E, para que a vida e a obra do visionário Fernando Figueira fiquem marcadas para sempre na história de Pernambuco e do Brasil, vai ser realizada, nesta sexta-feira, por uma proposição conjunta do senador Humberto Costa (PT-PE) e dos deputados federais Felipe Carreras e João Campos, ambos do PSB de Pernambuco, uma sessão solene no Senado, em Brasília, para registrar os 100 anos de nascimento do fundador do Imip.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.