Comentando citações

Roque de Brito Alves
Membro da Academia Pernambucana de Letras

Publicado em: 10/05/2019 03:00 Atualizado em: 10/05/2019 08:40

Comentando algumas citações sobre a natureza humana, a vida e o mundo em geral, destacamos:

1 – “O Diabo é um otimista que pensa que pode fazer as pessoas piores do que são” do escritor austríaco Karl Kreuss (1874-1936), plenamente aplicável à maldade humana e as suas manifestações terríveis na ficção literária e na realidade da vida com os denominados criminosos canibais, autores de crimes hediondos.

2 – “O inferno são os outros” do filósofo e escritor francês Jean-Paul Sartre (1905-1980),  pensamento que bem reflete o ser humano mergulhado na sociedade contemporânea, egoísta, materialista, desumana, cujo deus é o dinheiro, o valor mais concentrado em “ter” e não “ser”, com o predomínio do “homem lobo do homem”. Pode ajustar-se a tal pensamento o do grande pintor romântico francês Eugène Delacroix (1798-1863): “O homem é um animal social que detesta os seus semelhantes.”

3 – Sobre a eterna luta diária  entre o bem e o mal que existe em  qualquer ser humano, vale a citação de Oscar Wilde (1854-1900), poeta e romancista inglês: “Dentro de nós todos temos o céu e o inferno”.

4 – Muito simples e humana é a definição de Leonardo da Vinci (1452-1519) sobre a   pintura: “A pintura é uma poesia que se vê”.

5 – A filosofia do pessimista está bem expressa por Shakespeare (William, 1564-1616), em sua tragédia Macbeth: “A vida é uma história contada por um idiota, cheia de som e fúria significando nada”.

6 – A felicidade que se encontra nas coisas mais simples da vida encontramos no verso do grande poeta Fernando Pessoa (1888-1935): “Às vezes ouço passar o vento e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido”.

7 – Muitas vezes dizemos “O tempo passa”, porém, na verdade, nós é que estamos passando e a respeito o grande compositor francês Hector Berlioz (1803-1869) disse: “O tempo é um grande mestre, porém o terrível é que ele mata os seus alunos”.

8 – Perante a grande corrupção existente atualmente em nosso país, o escritor e humorista Millor Fernandes (1923-2012), já tinha escrito “Brasil, país do faturo” enquanto já tinha sido dito “Brasil, país do futuro”.

9 – Como reflexo do vazio cultural, verdadeiro “deserto mental” resistente atualmente no denominado “mundo virtual” que é mais de informações ou de dados que de cultura, temos  a frase de Charles Bukowski (1920-1994), considerado um “escritor maldito” norte-americano: “O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes são cheias de dúvidas e as pessoas idiotas são cheias de certezas”. Pensamento que pode ser unido ao provérbio francês: “A mãe dos idiotas está sempre grávida”.  E ainda, em passado recente, o grande romancista italiano Umberto Eco: “As redes sociais concederam aos imbecis a liberdade de expressão”.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.