Eis que desponta uma bela flor na UFPE, uma Florisbela

Raul Manhães de Castro
Médico, Professor Titular Aposentado da UFPE, Pesquisador Nivel1 do CNPq, Membro da Academia Pernambucana de Ciências

Publicado em: 15/04/2019 03:00 Atualizado em: 15/04/2019 08:23

Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vislumbramos agora em uma mulher forte,  acolhedora,  com possibilidades de ser saa primeira reitora. Florisbela Campos, mulher forjada na mesma casa de Naíde Teodósio, Nelson Chaves. Portanto, cria científica do Departamento de Nutrição.

Graduação (1978), Mestrado (1983) e Doutorado (1999) em Nutrição na casa dos grandes nomes que combateram e continuam combatendo a fome do corpo e da alma. Essa mulher provou na luta diária sua competência na gestão universitária. Foi vice-coordenadora e coordenadora de curso, além de chefe de departamento.

Flor (como é carinhosamente chamada) sempre teve em mente a expansão da Universidade, foi peça fundamental da interiorização da UFPE, ela coordenou com um êxito amplamente reconhecido o projeto que deu origem em 2006 ao Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Lá na cidade de Vitoria de Santo Antão, exerceu a direção do CAV de 2006 a 2011, ano em que foi eleita, permanecendo na direção até 2015. Pelo seu trabalho em prol do desenvolvimento da cidade, os vitorienses foram extremamente agradecidos e a tornaram cidadã de Vitória.

Durante sua gestão no CAV, formou uma equipe altamente qualificada que lhe  permitiu a criação de seis cursos de graduação, incluindo o primeiro curso de Saúde Coletiva do Estado de Pernambuco. Com uma extrema capacidade de trabalho e visão de equipe, conseguiu criar dois programas de mestrado e cinco de residência uni e multiprofissionais.

Sua visão eminentemente acadêmica, tendo a política como fator de prática democrática, lhe permitiu trazer unidade entre as distintas correntes de pensamento na UFPE. Talvez isso tenha sido fundamental para que no início de 2015, tenha tido seu nome indicado, com apoio da maioria dos diretores dos Centros, para candidatar-se à gestão da Universidade como vice-reitora, cargo que exerce atualmente.

Mas para além de tudo, essa flor do campus é docente de corpo e alma e pesquisadora por amor ao povo brasileiro. Durante mais de 30 anos, exerceu atividades de ensino e pesquisa no Laboratório de Bioquímica da Nutrição no Departamento de Nutrição do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Muitos projetos de pesquisa, muitos estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado, ensejaram a publicação de tantos artigos importantes para o Brasil e o Mundo. Suas pesquisas deram origem a publicações internacionais que são referências importantíssimas no diagnóstico da carência de vitamina A. Muitas de suas pesquisas e aquelas que surgiram de sua prática deram origem a belos projetos de extensão. Professora Titular na área de Saúde Humana e Meio Ambiente do CAV, suas atividades de ensino, pesquisa e extensão abrangem as áreas de saúde e nutrição, com ênfase em bioquímica da nutrição.

Eis que uma Florisbela acolhedora, ganha o campus com amor. E nós que estávamos ávidos de doçura, porém também de energia, ficamos com ela doravante esperançosos. Essa mulher faz a esperança florescer.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.