Amar, amar, amar,...

Gustavo Figueirêdo
Especialista em Saúde Mental e psicólogo clínico

Publicado em: 03/04/2019 03:00 Atualizado em: 03/04/2019 09:17

Diariamente nos deparamos com acontecimentos fortes e negativos. O rompimento da Barragem de Brumadinho-MG; o massacre na Escola de Suzano-SP; assim como tantos outros fatos. Com isso, em que esses incidentes poderão influenciar no nosso comportamento emocional?

Não sei se concordam ou se vem sendo uma percepção precária de minha parte; mas, hoje em dia, estamos tendo dificuldades para aspirar à vida no aqui e agora. De cultivar cada momento vivido em nossas vidas. Vimos optando em desejar a vida num ritmo; onde nós mesmos, muitas vezes, não conseguimos nos acompanhar. Tendo como consequências as doenças psicossomáticas.

A estas doenças, estamos adquirindo como vizinhanças, grandes empreendimentos farmacêuticos. Não de se estranhar, relatos de balconistas de drogarias, onde se testemunham grandes vendas de remédios para dormir. No pretérito buscávamos os vizinhos em prol de um bom papo. Hoje a vizinhança nos atende a re-mediar (em busca de re-médio). No entanto, uma forma de resgatar essa média ou equilíbrio emocional, não seja pelas vias do amor próprio? Não um amor novelesco; e sim, um amor genuíno!?

Segundo Hamilton Apolônio, em sua música – Amar, amar; diz: “Amar, amar, amar, amar, amar; mesmo quando está difícil, quando a lágrima correr; amar”. Será que não estamos precisando cultivar mais o amor para podermos estar no aqui e agora? Mas como buscar este amor? Se autopercebendo ou se auto-observando. Percebendo cada detalhe do nosso sentimento.

Percebe-se, nos dias de hoje, umas das razões que nos leva a não conseguirmos viver o aqui e o agora é: o medo da morte. Assim sendo, com a dificuldade de nos amar, estimulado pelos os acontecimentos negativos do dia a dia, a “busca” pelo medo do perecimento fica muito em voga.

Por fim, caro leitor, eis a questão! O que preferes como busca pela qualidade de vida? A permanência pelo amor próprio? Ou os acontecimentos negativos do dia a dia?

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.