Pernambuco com o turismo no rumo certo

Múcio Aguiar
Presidente da Associação da Imprensa de Pernambuco, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa e Ph.D pela Universidade de Coimbra

Publicado em: 26/03/2019 03:00 Atualizado em: 26/03/2019 08:47

Reeleito, o governador Paulo Câmara (PSB) promoveu alterações na composição do secretariado, e entre os acertos está a escolha do deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD) para a vaga de secretário de Turismo, Esportes e Lazer do Estado. Em poucos meses à frente da secretaria, Novaes vem resgatando a importância do órgão na gestão do turismo, e enfrentando os problemas existentes, sempre dialogando com a sociedade, fato é que com facilidade e sem formalismo fomos recebidos naquela secretaria para apresentar propostas – fato só ocorrido na gestão do também competente deputado Alberto Feitosa (SD).

Com simplicidade, Novaes vem conduzindo com competência e conquistando entidades do setor, abrindo seu gabinete e regaçando as mangas para o trabalho. O jovem advogado em pouco tempo conduziu um dos maiores eventos do país, o carnaval, que em 2019 superou em números a quantidade de foliões, realizado com segurança e beleza – marcando ponto. Entendendo sobre a importância de bons equipamentos para o turismo, ainda em março, determinou a sua equipe inspecionar todos os prédios da secretaria, visando conhecer a realidade de cada um, e entre elas o Cais do Sertão, no Recife, que terá novas salas de exposições e auditório inaugurados em breve, transformando o espaço como um dos mais importantes equipamentos culturais de promoção do turismo pernambucano. Um grande desafio é a modernização do Centro de Convenções, em Olinda, que esteve no limbo durante a última gestão e que precisa reconquistar seu espaço com grandes eventos.   

Com pé quente, Novaes, com base em uma das mais importantes cidades interioranas, Floresta do Navio, esteve na Bolsa de Turismo de Lisboa, uma das principais feiras de turismo do mercado europeu, para o anúncio da TAP, que incluiu o Recife no programa Stopover, um importante instrumento acelerador do turismo internacional, que permite estender a permanência em até cinco dias de passageiros que tenha o Recife como escala.

E por falar de turismo, um registro do falecimento do empresário português, com alma e espírito recifense, Júlio Crucho Cunha, do tradicional restaurante Dom Pedro. Faleceu no último dia 23 de março deixando um exemplo de amor pelo Recife.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.