Como contribuir com uma #internetmaispositiva?

Flávia Carvalho
Advogada formada pela FDR da UFPE, idealizadora do grupo de pesquisa e extensão DDIT-UFPE e jovem embaixatriz do Dia da Internet Segura 2019 de Pernambuco.

Publicado em: 22/03/2019 03:00 Atualizado em: 22/03/2019 16:01

Dando continuidade à série A internet é terra [sem] COM lei, nesta coluna, e dada a importância de todos estarem atentos e conscientes sobre os seus direitos e deveres on-line, seguem algumas dicas de como navegar com segurança e ajudar a construir um ambiente on-line mais saudável e com respeito.

Uso excessivo

O uso excessivo da Internet pode colocar em risco a saúde física e psicológica, atrapalhar o rendimento e afetar a vida social. Caso sinta dificuldades para se concentrar, dormir, cumprir a rotina, ou esteja apresentando quadro de irritação e ansiedade, não conseguindo se desvencilhar, diminuir ou até interromper o tempo que fica conectado, é sinal de que a vida on-line está atrapalhando a off-line. Procure a ajuda de um profissional e busque melhores alternativas de entretenimento.

Segurança e privacidade

- Proteja as suas contas on-line. Use bloqueios de telas fortes no seu dispositivo. Realize todas as atualizações. Conserve mecanismos de segurança, como antivírus e firewall pessoal. Crie senhas fortes, mantendo-as em segredo, e que tenham, pelo menos, 8 caracteres, combinando letras maiúsculas, minúsculas, números, símbolos - não devem ser sequenciais e ter relação com informações pessoais. Não utilize a mesma senha para todas as contas, ela deve ser exclusiva. Adicione a verificação em duas etapas. Lembre-se de fazer o logout de suas contas após terminar de utilizá-las em computadores desconhecidos.

- Compartilhe conteúdo apenas com quem você confia e pense antes de enviar as informações. Não utilize webcam para falar com desconhecidos. Não deixe em modo público informações pessoais importantes. Não aceite estranhos nas redes sociais, e utilize as configurações para restringir quem pode acessar as suas postagens. Peça permissão antes de postar e fazer marcações em conteúdo que envolva terceiros. Não informe a sua localização em tempo real ou poste para onde está indo. Faça backup e apague todos os dados sensíveis antes de enviar os dispositivos/equipamentos para o conserto.

- Ao se encontrar com estranhos que conheceu apenas pela internet, dê preferência a lugares públicos e movimentados.

- Cuidado com golpes! As empresas legítimas nunca solicitam que você compartilhe suas senhas ou números do CPF por telefone, e-mail, mensagem de texto ou rede social. Não clique em links suspeitos; digite diretamente o endereço na barra do navegador. Quando for utilizar o internet banking, verifique atentamente e observe se ela inicia com “https”. Evite comprar on-line quando estiver em redes sem fio abertas. Suspeite de ofertas que pareçam boas demais. Faça downloads de softwares e aplicativos por fontes confiáveis.

Notícias falsas, boatos e desinformação:

Desconfie de títulos bombásticos e informações compartilhadas sem referências. Verifique sempre as informações por mais de uma fonte. Tente encontrar onde originalmente foi publicada a matéria. Identifique o autor e veja se é qualificado para falar sobre o assunto. Observe se as notícias são atualizadas e relevantes. Consulte sites especializados em desmentir boatos, como o boatos.org, E-farsas, Quatro Cantos, etc. Seja crítico. Não repasse correntes. Compartilhe com responsabilidade.

No terceiro e último texto, apresentarei os danos e riscos do nude selfie ou sexting ou exposição de conteúdo íntimo na Internet, bem como canais de ajuda e como denunciar uma violação on-line.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.