Como a internet mudou a vida do motorista

Francisco Maurício Bieniacheski
Consultor de trânsito do IBACBRASIL - Cursos de Trânsito.

Publicado em: 16/02/2019 03:00 Atualizado em: 18/02/2019 08:57

Mapas atualizados em tempo real, aluguel de bikes, motoristas de aplicativo e até cursos exigidos pelo Detran, como o de reciclagem para recuperação de CNH suspensa ou cassada, estão disponíveis online na mão do motorista.

Para quem viveu o tempo de procurar endereços em mapas das listas telefônicas e ter que se deslocar para frequentar um curso de reciclagem, sabe como a Internet mudou a vida do condutor para melhor.

A mobilidade melhorou significativamente graças aos aplicativos (apps) como Waze e Google Maps, baseados em navegação GPS e totalmente gratuitos. Por meio do smartphone, o motorista acompanha as condições de trânsito, acidentes, bloqueios de vias ou tráfego intenso. Hoje em dia, dificilmente alguém faz um trajeto desconhecido sem recorrer a esses apps.

O motorista sente essas mudanças não apenas enquanto está ao volante e precisa de ajuda sobre o trajeto. O Detran autorizou recentemente a realização de Cursos Online de Reciclagem para Condutores, desde que fornecido por empresas credenciadas, para motoristas que precisam recuperar a carteira suspensa ou cassada.  Uma mudança que permite ao aluno ter total autonomia para programar os seus horários de estudo, contando com conteúdo em seu computador ou smartphone, sem necessidade de se deslocar até aulas presenciais.

Algumas facilidades da internet chegaram a ter tanto impacto em mudar a vida das pessoas, a ponto que elas, inclusive, deixassem o carro em casa – ou até o colocassem à venda. Poder chamar um táxi ou motorista de aplicativo pelo celular popularizou a ideia de as pessoas se locomoverem de carro pela cidade sem precisar dirigir ou procurar vagas de estacionamento, o que certamente diminui o número de veículos nas ruas. Há até a possibilidade de compartilhar carros com mais usuários e dividir o valor da corrida, tornando a opção mais barata e ainda mais vantajosa.

Quem gosta de se movimentar, pode optar por pedalar para ir e voltar do trabalho - ou mesmo para atividades de lazer.  O aplicativo Yellow traz um serviço de compartilhamento de bicicletas já disponível nas várias capitais do país.

Embora a internet sempre à mão facilite a vida dos condutores, um efeito colateral negativo dessa evolução tecnológica é o alto número de acidentes causados pelo uso do celular no trânsito. Por isso vale lembrar que dirigir usando o celular ao volante é infração média prevista no Código de Trânsito Brasileiro (Artigo 252 do CTB). O acesso à Internet pelo celular facilita muito a vida de motoristas, mas deve acompanhar a responsabilidade de cada um, ou seja, não deve ser usado ao volante.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.