A democracia e Ricardo Boechat

Luiz Otavio Cavalcanti
Ex-secretário de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura do Recife, ex-secretário da Fazenda de Pernambuco e ex-secretário de Planejamento de Pernambuco.

Publicado em: 14/02/2019 03:00 Atualizado em: 14/02/2019 08:55

A democracia vive na opinião pública. E a opinião pública se certifica na imprensa. Sem liberdade de imprensa não há regime democrático.

A luta da imprensa para ter vez e voz vem do início do século 20. A Revolução Industrial provocou a urbanização. E as guerras mundiais acentuaram o temor social e a desconfiança política.

A partir daí, o embate teórico, às vezes com tintas ideológicas, se intensificou. Envolveram-se nas disputas democratas, socialistas, internacionalistas, niilistas, nazistas, comunistas, fascistas, anarquistas.

Por sua vez, estudiosos produziram interpretações e agregaram análises sobre a realidade emergente. Entre eles, Ortega y Gasset, com Rebelião das Massas, e Elias Canetti, com Massa e Poder.   

Na seara propriamente jornalística, surgiu, em 1922, um clássico: Opinião Pública. Escrito por Walter Lippman (1889/ 1974). Ele foi jornalista, comentarista político, filósofo. Estudou em Harvard. Foi editor da New Republic. Publicou seis livros. Era considerado um dos mais respeitados profissionais na sua área.

Para ele, a burocratização e a impessoalidade na nova sociedade industrial impediam que o indivíduo tivesse consciência plena do cenário político. Prevalecia o jogo de imagens, criado pelo noticiário, impresso em nossos mapas mentais. São essas imagens que geram afetos e rancores na opinião pública.

Segundo Lippman, opinião pública é uma ilusão. Não devemos confundir notícia com verdade. Cabe à verdade iluminar os fatos ocultos. Relacionando-os com outros fatos. Produzindo um extrato da realidade. Que estimule as pessoas a agirem.

Participou de grande debate com o educador John Dewey. A esperança de Dewey era a de que a imprensa passasse a desempenhar papel pedagógico na consolidação da democracia. Lippman não chegou a tanto. Era mais cético. De qualquer modo, a discussão entre os dois valorizou a imprensa como instância de formação de uma vontade social.

O que Ricardo Boechat tem a ver com Walter Lippman ?

Tudo. Ambos eram jornalistas, escreviam, dirigiram veículos de comunicação e acreditavam no que faziam. Tinham algumas diferenças: Boechat tinha mais fé do que Lippman no poder da imprensa. Lippman mantinha uma postura mais filosófica do que Boechat. Boechat foi tricampeão: premiado em jornal rádio e televisão. Lippman era exclusivamente gutemberguiano.

Mas, há um fato que se insere nas dobras do tempo. Existia na época de Lippman. E está presente na era Boechat: o radicalismo. Lippman conviveu com nazismo e fascismo. Boechat lidou com ismos políticos, religiosos e culturais. O ambiente dos anos de 1920 reproduz-se no século XXI.

Assim como antes, Boechat enfrentou as feras do extremismo redivivo. Com coragem homérica. Assim como Lippman, Boechat utilizou o recurso do equilíbrio. Com lucidez proustiana.

Lippman foi um filósofo que apostou na comunicação. Boechat foi um jornalista que fez da comunicação uma filosofia de vida.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.