Escrita Criativa em Ambiente Acadêmico

Patricia G. Tenório
Escritora, mestre em Teoria da Literatura (UFPE) e doutora em Escrita Criativa (PUCRS)

Publicado em: 23/01/2019 03:00 Atualizado em: 23/01/2019 08:46

Numa tarde de outubro de 2018, em Porto Alegre, o escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil declama uma profecia. Ele está na defesa da minha tese, na qualidade de orientador, e afirma, com a veemência e a elegância que lhe são características, de que a Escrita Criativa, da qual é baluarte, irá proliferar em ambiente acadêmico no país.

Tudo começou em 1985, quando Assis Brasil inaugurou a oficina literária mais antiga do país, e funcionando por tempo ininterrupto, inserida no Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a PUCRS. De lá saíram inúmeros escritores conhecidos e agraciados com os principais prêmios do país.

Em 2006, a Escrita Criativa tomou corpo na PUCRS e inaugurou o mestrado. Em 2012, tornou-se área de concentração, com opções de mestrado e doutorado. Em 2015, graduação.

A primeira vez que tive contato com a Escrita Criativa em ambiente acadêmico foi exatamente em 2006, na condição de ouvinte da Oficina Literária Luiz Antonio de Assis Brasil, na PUCRS. Fui muito bem acolhida pelo mestre e pelos colegas, entre eles, o primeiro doutor na área do país, o escritor e professor Bernardo Bueno.

O entusiasmo com esse trânsito entre a teoria e a prática que a Escrita Criativa nos dá me impulsionou a viajar mais de 3.700 km, com frequência muitas vezes semanal, para me tornar – o que só descobri recentemente – a primeira doutora na área do Recife, e talvez do nordeste. Encantada com a proposta do único Programa de Pós-Graduação em Escrita Criativa do país, desejei veementemente trazê-lo para a minha cidade natal, Recife.

Em 2017, com o apoio incansável dos professores Assis Brasil, Cláudia Brescancini e Maria Eunice Moreira, e o acolhimento de Rogério Robalinho, lançamos o I Seminário Nacional em Escrita Criativa de Pernambuco na XI Bienal do Livro, trazendo autores gaúchos para trocarem conhecimento com autores pernambucanos, com o intuito de divulgar a área inserida em ambiente acadêmico. Em 2018, seguimos com os Estudos em Escrita Criativa nas Livrarias Cultura de Recife e Porto Alegre. E em 2019, seguiremos como curso de Extensão da Universidade Católica de Pernambuco, a Unicap.

Diversos cursos de Pós-Graduação em Escrita Criativa estão inaugurando em várias localidades do nordeste do país, embora nenhum deles em parceria com a PUCRS. O sonho de Assis Brasil, naquela tarde calorosa de outubro de 2018, ainda não se realizou completamente.

Ainda.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.