Estudar é fundamental para crescer na carreira profissional

Fernando Beltrão
Professor da Academia de Estudos

Publicado em: 23/01/2019 03:00 Atualizado em: 23/01/2019 08:47

O aprendizado constante é a base para crescer na carreira profissional. Isso desde cedo, desde a escola, na primeira infância até o segundo grau. O estudar deve estar presente no dia a dia de todos que pensam em crescer naquilo que desejam fazer. Interagir com colegas, pesquisar novos softwares e ferramentas, ler livros variados… São diversas as possibilidades que podem diferenciar alguém no mercado. O importante é estar disposto a aprender. Investir tempo nisso. Ampliar os horizontes de atuação!

Mesmo que você já tenha concluído o segundo grau, seguindo para a universidade, nunca ache que já sabe o suficiente. Novidades surgem todos os dias, fazendo com que aqueles que não se mantêm atualizados percam grandes oportunidades. Lembre-se de que estudar é fundamental para crescer na carreira profissional. Com novos aprendizados, você conseguirá apresentar soluções para problemas, melhorar o rendimento da empresa e ter a opinião respeitada como alguém indispensável para o negócio.

Além disso, conhecer novos procedimentos, que fogem da sua atuação diária, faz com que você amplie os seus horizontes. A visão não ficará mais limitada a uma perspectiva, mas haverá espaço para experimentar possibilidades. Uma vez no mercado, conhecer o trabalho de outras áreas, por exemplo, ajudará a montar cronogramas precisos e entender como todos os setores de uma instituição podem se apoiar.

Facilita a construção de uma rede de contatos - Quando você embarca na busca por aprendizado, muitas pessoas aparecem em seu caminho. Isso é muito importante porque não é possível crescer na carreira profissional sozinho. Ao participar de congressos, workshops e eventos que favoreçam o seu aprimoramento, não deixe de fazer contato e trocar experiências com os profissionais presentes. Ter um cartão de visita ajuda muito no processo.

Não é preciso ser amigo de todo mundo, mas manter um relacionamento cordial — inclusive com as pessoas que você vê diariamente em seu trabalho — contribui para a formação de alianças importantíssimas. Futuramente, o seu nome será lembrado para participar de um projeto, fazer um serviço independente ou até mesmo receber propostas irrecusáveis. Então, identifique os eventos que podem contribuir para a sua formação, entendendo as novidades do mercado e também conhecendo outras pessoas.

Desenvolve novas habilidades - Com novas habilidades, o seu valor enquanto profissional aumenta muito. Por isso, nunca perca a oportunidade de aprender.  Há uma infinidade de alternativas no mercado que permitem o investimento na pessoa mais importante do mundo: você mesmo. A oferta de cursos online e ministrados aos finais de semana não permitirá desculpas para recusar. Para descobrir qual é a melhor opção, dê uma boa olhada em seu currículo. Com o objetivo em mente, parta para a pesquisa da melhor formação. Você pode fazer muito mais do que faz hoje e ocupar posições mais altas. Mas isso só acontece quando decide aprender constantemente e desenvolver novas habilidades.

Pensando nessa diversidade e em ampliar o conhecimento, a Academia de Estudos entra 2019 com novidades: as aulas também passam a ser transmitidas em sistema on line, pelo celular, para a plataforma do aluno. É preciso está se adequando às novas tecnologias sempre!

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.