2019 com eficiência nas estratégias digitais

Paula Dias
Consultora mentora do Porto Digital e sócia da Nós da Rede

Publicado em: 08/01/2019 03:00 Atualizado em: 08/01/2019 09:19

Neste momento de planejamento anual, avaliações de resultados e projeções para 2019, empresários e executivos deparam-se com inúmeros relatórios advindos das plataformas digitais das suas empresas. Os pequenos e médios empreendimentos já notam a eficiência do marketing digital para alavancar as vendas e mantê-los competitivos no mercado. Mas como lidar com tantos dados avulsos e utilizá-los na definição de novas estratégicas de sucesso para o ano que inicia?

Os tempos mudaram e as formas positivas de se relacionar com os consumidores acompanharam o surgimento das novidades. Mais do que nunca, é necessário utilizar estrategicamente a tecnologia e as mídias sociais para favorecer o futuro das empresas e dos negócios, atraindo e encantando os neoconsumidores. Criar uma interseção entre vendas, marketing e inovação é imperativo. E, para tal, entender e saber analisar os dados disponibilizados pelas plataformas digitais é essencial. É necessário lê-los, interpretá-los e, a partir disso, decidir os próximos passos da sua empresa, que devem conduzir a jornada do cliente por um caminho prazeroso, simples e eficaz.

Esse processo de leitura e interpretação dos dados faz parte do aperfeiçoamento das estratégias de marketing digital, que vai além de usar plataformas e canais online para vender produtos e ofertas. O potencial desses espaços é muito grande e nos oferece informações e mecanismos que não podemos desperdiçar. Relatórios de monitoramento de redes sociais digitais são termômetros eficazes para o alinhamento das estratégias com os anseios dos consumidores. Métricas digitais servem como norteadores de metas a serem alcançadas pelas as equipes do negócio, independente se o ponto de contato é nas plataformas digitais ou em lojas físicas.

O segredo é não apenas colher e fornecer dados, mas focar na tomada de decisão gerada a partir deles. E nesse contexto de utilização dos relatórios e métricas em função do aumento da produtividade e agilidade é que estamos atuando no mercado, abrindo caminhos e possibilidades para as empresas atentas ao presente e ao futuro. A Nós da Rede surge para monitorar, extrair os relatórios das plataformas digitais, interpretá-los e, a partir deles, sugerir as estratégias mais eficientes a serem seguidas com foco no objetivo de cada negócio e no caminho do sucesso.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.