Liberal e conservador

Ary Avellar Diniz
Diretor do Colégio Boa Viagem e da Faculdade Pernambucana de Saúde
opiniao.pe@diariodepernambuco.com.br

Publicado em: 14/12/2018 03:00 Atualizado em: 14/12/2018 09:04

A expectativa do cidadão brasileiro sobre o destino do país, a partir do próximo ano 2019, tem sido de caráter otimista. As mudanças previstas nas ações do futuro Governo Federal têm sido fortalecidas pelo comprometimento da linha de frente, representada pelos ministros selecionados, sem máculas, além das virtudes de lealdade, espírito democrático, imunes de comentários até dos possíveis “fake news”.

Os planejamentos governamentais seguem os parâmetros animadores que se propõem a combater: o fisiologismo, nepotismo, corrupção generalizada, desflorestamento, violência urbana, desemprego, deficiências em transportes, saúde, educação, água para o interior do Nordeste (sem se considerar uma esmola e sim, justiça social). Enfim, enxugamento da máquina pública visando aos interesses nacionais.

É muita coisa a ser feita, mas com determinação e vontade política os objetivos serão alcançados! A coragem é uma característica do futuro presidente do Brasil. A mídia tem publicado as ameaças pertinentes à conquista estrangeira em significativa área da Amazônia, alegando ser em favor da humanidade(?). Assim é demais!

Retrocedendo aos tempos idos e que no país não existe mais um Rio Branco, emérito negociador, mas felizmente surgiu um messias. Outro fato de grande valia para a Nação é a heterogeneidade dos futuros ministros, quanto às suas linhas de ação inseridas nos planejamentos (estratégicos).

O super ministro, escolhido a exercer as atividades na área econômica, é determinante, às decisões mostradas dentro dos padrões de economia liberal, norteado para o livre mercado visando, especialmente, às privatizações, certamente imbuído de aspectos cautelosos, sem entregar o ouro ao bandido, atento à arte de saber negociar.

A título de ilustração, o dr. Paulo Guedes, doutor formado pela Universidade de Chicago, nos EEUU, caracterizado pela doutrina do liberalismo, após brilhante realização do curso, foi indicado por seus colegas de turma a participar do Projeto Econômico ao lado do governo chileno. A equipe formada partiu celeremente a fim de restaurar a economia do Chile, isso se deu há mais de duas décadas. Esse país tornou-se sustentável nessa área, e até hoje é considerado o mais estável da América Latina.

A escolha para dirigir o alto ministério da justiça e segurança pública, dr. Sérgio Moro, tem tomado posições do conservador, dentro do propósito de corrigir as falhas existentes no setor da ordem social e ordem moral da Nação. Tentará resgatar os valores morais principalmente das famílias, da sociedade. Enfim, o Brasil necessita ser acreditado por todos os cidadãos brasileiros e forças econômicas do além mar que são os objetivos a serem alcançados pelo nosso governo federal.

E que Deus proteja e abençoe o Brasil.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.