Instituto do Sono de Pernambuco

Lidiane Santana
Fisioterapeuta do sono

Publicado em: 12/12/2018 03:00 Atualizado em: 12/12/2018 08:48

Os males do sono exigem atenção dos que gerenciam a saúde em nosso país. Os números são cada vez mais assustadores: estamos falando de cerca de 45% da população  com queixas de sono; mais de 30% da população com diagnósticos de distúrbios do sono e de cerca de 27.000 mortes por ano em acidentes de trânsito que  acontecem  por sonolência ou desdobramento da privação do sono.

Sabemos  que as  patologias crônicas de sono podem diminuir em cerca de 10 anos a longevidade de um indivíduo. E é para direcionar tratamentos específicos e exclusivos a quem necessita que a Interne, pioneira em Home Care, na nossa região e que mantém os serviços DurmaBem cria o Instituto do Sono de Pernambuco, a partir de dezembro, no Recife, com atendimento para o Norte e Nordeste.  Sem dúvida,  um marco na medicina do sono para o nosso Estado. A nossa região conta com algumas ilhas de diagnóstico e vários profissionais de saúde bons e atentos as questões do sono. Com o Instituto estamos a gerar  uma rede de referência para os pacientes de distúrbios de sono, na qual os mesmos possam transitar do diagnóstico ao tratamento em um só lugar. Em relação ao eixo Sul e Sudeste, possuímos uma excelente relação com o  Instituto do Sono de São Paulo, compartilhando inclusive experiências nossas e de nossos pacientes.

Como patologias do sono, hoje as mais prevalentes são: Ronco, apneia, Insônia, síndrome das pernas inquietas, Bruxismo, investigações de crises convulsivas associadas, sonambulismo, dentre outras. Enquanto pacientes estamos montando um protocolo especial para crianças e com muito cuidado um protocolo para síndrome de down, microcefalia, paralisia cerebral, doenças degenerativas. Além dos protocolos padrões já desenvolvidos com embasamento científico. O DurmaBem  esteve voltado, nos seussete anos de sua existência,  ao diagnóstico domiciliar  especialmente as cardios respiratórias como o ronco e apneia. E é pensando em  soluções completas que vem o Instituto de Sono. Nossos equipamentos  serão de moderna tecnologia. Almejamos atingir excelência em qualidade e acolhimento aos nossos pacientes.

Atualmente realizamos exames de forma domiciliar com foco principalmente nos distúrbios respiratórios do sono e patologias neurológica de baixa complexidade. Com o Instituto, passaremos a atender toda e qualquer investigação em sono, inclusive na realização de um exame específico diurno chamado teste de múltiplas latências, complementar à polissonografia noturna. A maioria dos pacientes, em tratamento, reclama de dormir fora de casa quando da realização da polissonografia. Nossa nova  estrutura oferecerá uma experiência agradável de sono para nossos “hóspedes”, mesmo em uma noite encarada como “ruim”em função de se estar fora de casa e em  exame.

Queremos efetivamente ser a solução para quem sofre dos males do  sono.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.