O Instituto Confúcio de Pernambuco

Antonio Mario De Abreu Pinto
Secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco

Publicado em: 07/12/2018 03:00 Atualizado em: 07/12/2018 14:06

Em menos de 40 anos, a China teve quintuplicada a sua participação no comércio global e transformou-se de um país pobre e fornecedor de brinquedos baratos e têxteis num feroz competidor com fabricação de manufaturados de ponta, tecnologia avançada e poderio militar. Ela é atualmente o poder dominante na Ásia, rivalizando com os Estados Unidos. Atualmente é o primeiro parceiro comercial do Brasil, enquanto o segundo tem metade do seu volume.

Acompanhado essa transformação, a cultura e a língua dominante do país começaram a despertar interesse de todos. Para atender essa procura foi criado pelo governo chinês o Instituto Confúcio, que é uma instituição educacional sem fins lucrativos e tem esse nome em homenagem ao notável filósofo chinês Confúcio, que viveu de 551 a 479 antes de Cristo.

Criado para promover o ensino da língua e a cultura da China no Estado, o Instituto Confúcio de Pernambuco está de parabéns, por ter celebrado, no último dia 22, cinco anos de atividades.  Ele foi instalado no Recife como resultado de um convênio entre a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Sede Central do Instituto Confúcio (Hanban), em parceria com a Universidade Central de Finanças e Economia, sediada em Beijing. Tivemos a honra de participar das comemorações, na sede da instituição, ao lado de autoridades e convidados.

Um dos seus objetivos é ensinar e realizar o exame HSK (teste de proficiência da língua). Mas também visa realizar os exames para certificação de professores dessa língua, oferecer serviços de consulta sobre a educação e a cultura chinesas, organizar atividades culturais daquele grande País e promover o intercâmbio linguístico e cultural entre a China e o Brasil.

Pernambuco tem o privilégio de ter o único Instituto Confúcio de referência no Nordeste. O Confúcio da UPE é também o primeiro no Nordeste e, por isso, considerado por muitos uma plataforma fundamental para o ensino da língua e da cultura chinesa na nossa região. Isso faz com que o trabalho da instituição tenha um papel ainda mais importante, uma vez que abre caminho para os pernambucanos e nordestinos estudarem e se aperfeiçoarem na língua e na cultura que despertam o interesse dos ocidentais desde Marco Polo.

O Instituto começou em 2004 e hoje opera, em regime de cooperação, com faculdades e universidades em todo o mundo. Através dele, desenvolve-se um programa voltado para o fornecimento de professores e material de instrução também para escolas secundárias. Por seu trabalho, ele é comparado com outras importantes instituições de promoção linguística e cultural com atuação em todo o mundo, a exemplo do Instituto Camões, do British Council, da Alliance Française, da Società Dante Alighieri e do Instituto Cervantes.

Ao longo de cinco anos em Pernambuco, o Confúcio já demonstrou o quanto é importante para incentivar o intercâmbio cultural e educacional entre nós e os chineses. Muitos pernambucanos já tiveram a oportunidade de aprender o idioma chinês e mais sobre aquele País para desenvolver atividades bilaterais e também poderem repassar seus conhecimentos a outras pessoas. Uma aproximação maior entre o Brasil e a China se faz cada vez mais necessária para que possamos celebrar sempre novas e importantes parcerias que sirvam ao desenvolvimento das duas grandiosas nações.

O Instituto Confúcio, a UPE e todos os que contribuíram e contribuem para o sucesso dessas instituições estão de parabéns. É preciso que cada dia mais seja valorizado esse trabalho para que possamos continuar alcançando as metas estabelecidas e o sucesso que tanto se deseja. Estamos ultimando a celebração de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco com o Instituto Confúcio para prepararmos os futuros gestores e funcionários das empresas chinesas que se instalem no Estado e tenham o domínio do idioma chinês, facilitando os investimentos futuros.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.