O crime globalizado (mais que organizado)

Roque de Brito Alves
Professor e advogado

Publicado em: 28/11/2018 03:00 Atualizado em: 29/11/2018 11:44

1 – Entre as conclusões principais da Criminologia moderna está a de que o crime é urbano e é organizado, entendemos que atualmente é mais globalizado ou mundializado que “organizado”.

Em verdade, o delito é mais globalizado que organizado como consequência da globalização da economia e comércio mundiais, e assim sendo a Máfia  tornou-se globalizada também pois quanto mais a economia mundializa-se, a Máfia também vem a acompanhá-la globalizando-se ou mundializando-se em  uma conexão inegável. Como exemplo tempos a Máfia da Calábria (Sul da Itália) a “Ndrangheta” com ramificações atualmente até na Austrália.

2 – Como principais exemplos do crime organizado indicamos a lavagem de dinheiro (o denominado “dinheiro sujo” oriundo do crime transforma-se em “dinheiro legal”), o tráfico de tóxicos ou de pessoas para prostituição, o contrabando, a venda de armas, o jogo ilegal,  a extorsão são os mais típicos ou importantes delitos produtos de tal globalização criminosa  que movimentam bilhões de dólares por ano somente com as drogas, conforme a ONU, demonstrando inclusive que a Máfia da Calábria comercializou em 2017 cerca de 600 toneladas de cocaína que lhe assegurou um lucro fabuloso. Os mafiosos consideram-se “homens de negócios”, “pessoas honoráveis”.

3 – Entendemos como fundamental na problemática que se existir uma eficaz repressão da lavagem de dinheiro ocorrerá um golpe mortal na organização mafiosa, o que somente será possível ainda em  nossa opinião através de uma repressão internacional e não unicamente de um país o que será insuficiente sempre. Sem poder operar tal lavagem de dinheiro como sua operação criminosa principal atualmente, a Máfia não terá possibilidade de continuar a existir,  não será extinta pela repressão penal, aumento de pena ou combate dos órgãos policiais.

4 – Entre as principais organizações criminosas mundiais, podem ser citadas: 1 – A máfia siciliana, a “Cosa Nostra”, considerada a mais poderosa, a mais com poder internacional, inclusive grande relações com as máfias norteamericanas: 2 – A “Ndrangheta” (Calábria, Itália); 3 – A Camorra (de Nápoles); 4 – A Sacra Corona Unita (de Puglia, Itália); 5 – As máfias norteamericanas existentes em vários estados e nas grandes cidades, muito relacionadas com a máfia siciliana (afirmou-se até que eram “filiais” da Cosa Nostra). 6 – Os vários cartéis colombianos como os de Calí e Medellin; 7 – As Tríades chinesas, sobretudo as sediadas em Hong Kong e Taiwan; 8 – A Yakuza japonesa; 9 – As máfias russas, sobretudo a “Organizasija”; 10 – Os cartéis mexicanos, etc.

Em relação ao Brasil são citadas como exemplos de organizações criminosas as do jogo do bicho, do tráfico de drogas, do contrabando e descaminho, a dos combustíveis, etc. E também são classificadas como tais o “Comando Vermelho”, o “Terceiro Comando (no Rio)”, Amigos dos Amigos” (Rio), Primeira Comando da Capital (São Paulo), que dominam as penitenciárias e as favelas. Entretanto, nega-se que exista verdadeiramente uma “Máfia em  nosso país” pois não apresentaria as características do crime organizado nos termos que existem em outras nações, sobretudo na Itália, no sentido de ser uma organização com estrutura de empresa visando fins ilícitos, criminosos.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.