Uganda Deslizamentos de terra deixam dezenas de desaparecidos em Uganda

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 05/06/2019 07:48 Atualizado em:

Dezenas de pessoas estão desaparecidas no distrito de Bududa, leste de Uganda, após os deslizamentos de terra provocados pelas fortes chuvas, anunciou nesta quarta-feira a Cruz Vermelha local.

"As primeiras informações indicam que 150 casas podem ter sido destruídas, com cinco pessoas supostamente mortas e quase 50 desaparecidos", afirmou a Cruz Vermelha em um comunicado.

A porta-voz da organização, Irene Nakasiita, afirmou que as "fortes chuvas na região provocaram deslizamentos de terra e muita destruição".

O distrito de Bududa, próximo à montanha Elgon, na fronteira entre Uganda e Quênia, é uma zona de alto risco para os deslizamentos de terra.

Em 2018, ao menos 41 pessoas morreram na cheia de um rio na região. Em 2010 mais de 100 faleceram em um deslizamento de terra.

O gabinete do primeiro-ministro ugandês, Ruhakana Rugunda, também mencionou "deslizamentos de terra e destruição de imóveis, assim como pessoas desaparecidas". 

"Consideramos que as mais de 100.000 pessoas que vivem em condições precárias nas encostas do Elgon estão em grande perigo e devem ser realojadas para evitar o risco de deslizamentos de terra", afirmou o governo.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.