Alerta Temperatura se aproxima de 50ºC na Índia

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 01/06/2019 15:19 Atualizado em: 01/06/2019 15:21

O Departamento de Meteorologia emitiu um alerta vermelho pelas temperaturas elevadas. FOTO: AFP/ Sankay Kanojia (O Departamento de Meteorologia emitiu um alerta vermelho pelas temperaturas elevadas. FOTO: AFP/ Sankay Kanojia)
O Departamento de Meteorologia emitiu um alerta vermelho pelas temperaturas elevadas. FOTO: AFP/ Sankay Kanojia
Nova Dhéli, Índia
- As temperaturas se aproximaram de 50 graus centígrados na Índia neste sábado (1/6), em uma onda de calor que provocou cortes no abastecimento de água. 
 
No estado de Rajasthan (oeste), a temperatura chegou a 49,6ºC na sexta-feira, o dia mais quente na Índia em 2019, informou o serviço de meteorologia.

Em muitos estados do oeste, norte e sul do país as temperaturas chegaram a 47ºC, o que deixou as autoridades em alerta pela falta de água. 

Na capital Nova Delhi, o Departamento de Meteorologia emitiu um alerta vermelho pelas temperaturas elevadas e recomendou aos habitantes que não saiam de suas casas nos momentos mais quentes do dia. 

Várias cidades expressaram temor de falta de água, enquanto os lagos e rios começaram a secar. 

Mais de 40% do território indiano enfrenta problemas de seca este ano, advertiu o Instituto Indiano de Tecnologia da cidade de Gandhinagar.
A temporada de monções deve começar uma semana depois do previsto e provavelmente atingirá a faixa sul da Índia, em 6 de junho.

Além disso, as chuvas serão menos intensas que nos anos anteriores, de acordo com o centro privado de meteorologia Skymet. 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.