conflito México fez fortuna e levou vantagem sobre EUA por décadas, afirma Trump

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 31/05/2019 14:08 Atualizado em:

Foto: AFP
Foto: AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou o Twitter na manhã desta sexta-feira (31) para criticar o México, após na noite de ontem ter anunciado a intenção de tarifar produtos do país por sua suposta incapacidade de conter o fluxo de imigrantes ilegais. "O México tem tirado vantagem dos Estados Unidos há décadas", afirmou Trump, citando como culpados a oposição do Partido Democrata e as leis imigratórias americanas. "O México faz uma fortuna em cima dos EUA há décadas, eles podem resolver esse problema facilmente. Chegou a hora de que eles finalmente façam algo!", escreveu.

 

Trump ainda disse que, para não pagar tarifas caso elas comecem a subir, as companhias acabarão por deixar o México, "que tomou 30% de nosso setor automotivo, e voltarão para os EUA". Segundo ele, o governo do México precisa retomar o controle do país dos narcotraficantes. "A tarifa diz respeito a interromper as drogas, bem como os ilegais", afirmou.

 

De acordo com Trump, 90% das drogas que chegam aos EUA passam pelo México. Ele também disse que seu país possui um déficit de US$ 100 bilhões com o México e que é preciso mudar isso.  



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.