viral 'Senti a brisa das asas': conta fotógrafo sobre clique surpreendente de águia-americana

Publicado em: 28/05/2019 16:37 Atualizado em: 28/05/2019 17:00

'Foi realmente muito emocionante', contou o fotógrafo - Foto: Steve Biro/Divulgação
'Foi realmente muito emocionante', contou o fotógrafo - Foto: Steve Biro/Divulgação
Uma fotografia rodou o mundo após ser publicada nas redes sociais por um fotógrafo amador canadense. O registro mostra o momento em que uma águia-de-cabeça-branca - também conhecida como águia-americana ou águia-careca - em pleno voo.

Bruce, a águia, vive no Canadian Raptor Conservancy, um santuário de aves de rapina em Ontário, no Canadá. Steve Biro, o fotógrafo, conseguiu capturar o momento exato em que ela vem voando bem na sua direção, olhando para a câmera. 

O enquadramento simétrico é outro ponto que levou a foto a viralizar na internet. "Ele está perfeitamente dentro do quadro; as duas asas estão tocando a água", diz ele à BBC. "Aquela (fotografia) foi a que me pareceu mais especial. Mas não sabia qual seria a reação das pessoas", acrescenta.

Bruce conta, ainda, que as aves não se sentem perturbadas com a presença dos fotógrafos no santuário. No entanto, desta vez, Bruce parecia irritado com o posicionamento de sua câmera. "Ele estava realmente tentando me afastar de onde eu estava", diz.

O fotógrafo também relata que, assim que fez o registro e se levantou da pedra onde estava sentado, a ave voou novamente e reivindicou o local para si. 

"Senti a brisa das asas quando ele voou sobre mim. As outras pessoas que estavam lá ficaram assustadas quando ele veio na minha direção. Foi realmente muito emocionante".

Biro, que vem fotografando como hobby há 10 anos,  revela ter uma "queda" por fotos de pássaros. "Há algo neles que para mim é cativante", diz Biro. "A maneira como caçam, a maneira como interagem. Às vezes, você os observa fazendo coisas. Eles são brincalhões, assim como as crianças. É incrível como podemos ver características humanas nos pássaros - e nos animais em geral", completa.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.