ACORDO NUCLEAR Europa rejeita ultimato do Irã sobre acordo nuclear

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 09/05/2019 08:46 Atualizado em:

Foto: Amio Cajander/Creative Commons
Foto: Amio Cajander/Creative Commons
As potências europeias afirmaram nesta quinta-feira que ainda apoiam o acordo nuclear com o Irã, mas rejeitaram qualquer "ultimato" de Teerã para manter o texto em vigor.

"Rejeitamos qualquer ultimato e avaliaremos o cumprimento por parte do Irã de seus compromissos nucleares", advertiram Alemanha, França e Reino Unidos, assim como a Alta Representante da UE para Política Externa, Federica Mogherini, em uma declaração conjunta.

O Irã anunciou na quarta-feira que deixará de aplicar "alguns de seus compromissos" do acordo internacional sobre seu programa nuclear de 2015, em resposta à decisão unilateral dos Estados Unidos de abandonar o pacto há um ano e restabelecer sanções.

Teerã ameaçou ainda renunciar a outros compromissos, caso os demais signatários do acordo não encontrem uma solução no prazo de 60 dias para aliviar os efeitos das sanções americanas contra o Irã, em particular nos setores petroleiro e bancário.

Os países europeus também expressaram grande preocupação com a decisão de Teerã de não aplicar dois compromissos assumidos no âmbito do acordo internacional sobre seu programa nuclear.

"Seguimos totalmente comprometidos com a preservação e a plena implementação do acordo nuclear, uma conquista essencial na arquitetura global da não proliferação nuclear, que está dentro do interesse da segurança de todos", afirma o comunicado, que também faz um apelo ao Irã para que se "abstenha de qualquer escalada".

"Esperamos que o Irã siga respeitando os formatos e mecanismos estabelecidos pelo acordo nuclear", afirmam os três países e a UE.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.