Ameaça Três espécies de baleias estão em perigo no Canadá

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 06/05/2019 22:40 Atualizado em:

Baleias piloto-de-aleta-curta, uma das espécies "em perigo em águas canadenses", encalhadas na praia da Austrália. Foto: Divulgação (Foto: Divulgação)
Baleias piloto-de-aleta-curta, uma das espécies "em perigo em águas canadenses", encalhadas na praia da Austrália. Foto: Divulgação
Três espécies de baleias, entre elas duas das maiores do mundo, estão ameaçadas no Canadá, segundo relatório de uma agência do governo federal publicado nesta segunda-feira (6).

As baleias sei (ou boreal), piloto-de-aleta-curta e as bicuda-de-sowerby são consideradas agora "em perigo em águas canadenses", segundo o Comitê sobre a Situação das Espécies em Perigo no Canadá (Cosepaq).

Estas três espécies de cetáceos "estão ameaçadas pela atividade humana" porque "ficam presas nas redes de pesca e são atingidas ou mortas por um número cada vez maior de grandes embarcações", segundo comunicado do organismo.

Além disso, "o ruído causado pelos barcos, os exercícios navais e as atividades de prospecção sísmica atuais comprometem sua comunicação e sobrevivência".

A baleia sei está considerada em perigo de extinção, e a situação das espécies piloto-de-aleta-curta e as bicuda-de-sowerby é "preocupante", segundo a organização.

Em fevereiro, o governo canadense anunciou uma série de medidas para aumentar a proteção da baleia-franca, em perigo de extinção, entre elas as restrições nas áreas de pesca e a limitação da velocidade máxima para as embarcações maiores em certas áreas do país, como o golfo de San Lorenzo, onde foram encontradas 12 animais dessa espécie mortos em poucos meses de 2017. Nesta região, viviam 25% desses cetáceos, que estão entre os mais ameaçados do mundo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.