Novo imperador do Japão faz seu primeiro discurso público

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 04/05/2019 10:23 Atualizado em:

Foto: AFP
Foto: AFP
O imperador Naruhito pediu ao Japão que trabalhe pela paz mundial em sua primeira aparição pública, neste sábado (4), diante de uma multidão de dezenas de milhares de pessoas que aplaudiram e agitaram bandeiras. "Espero sinceramente que o nosso país, de mãos dadas com países estrangeiros, busque a paz mundial e o desenvolvimento futuro", disse Naruhito, de 59 anos, que subiu ao Trono do Crisântemo na última quarta-feira (1º).

O 126º imperador do Japão fez uma breve aparição em uma varanda coberta do Palácio Imperial, no centro de Tóquio, junto com outras realezas, como a imperatriz Masako. O imperador e a imperatriz eméritos, Akihito e Michiko, não se juntaram aos filhos, pois decidiram se retirar das funções oficiais depois de seu reinado de três décadas. Akihito, de 85 anos, foi o primeiro imperador japonês a abdicar em mais de dois séculos.

A família real está programada para fazer um total de seis aparições ao longo do dia, e cerca de 50.000 pessoas se reuniram do lado de fora do portão principal do palácio antes do primeiro, de acordo com a televisão nacional NHK. Festas mais elaboradas estão planejadas para 22 de outubro, quando ele e Masako aparecerão em trajes tradicionais para uma cerimônia no palácio antes de um desfile pelas ruas de Tóquio, em uma série de eventos com a participação de inúmeros líderes mundiais e membros de casas reais.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.