índia Exército indiano publica fotos de 'pegadas' do Yeti

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 30/04/2019 12:28 Atualizado em:

Supostas pegadas do Abominável homem das neves. Foto: Indian Army/AFP
Supostas pegadas do Abominável homem das neves. Foto: Indian Army/AFP
Fotos de "pegadas" do Yeti publicadas pelo exército indiano provocaram nesta terça-feira (30) risadas e ceticismo nas redes sociais.

"Pela primeira vez, uma expedição de alta montanha localizou as misteriosas pegadas da mítica besta 'Yeti'", tuitaram, aparentemente da forma mais séria do mundo, as forças armadas do gigante do sul da Ásia, publicando três fotos de pegadas na neve.

"O esquivo Homem das Neves só havia sido visto antes no parque nacional de Makalu-Barun", afirma o tuíte indiano, em referência às famosas pegadas encontradas pelo explorador britânico Eric Shipton em 1951 em uma geleira do Everest.

Segundo antigas lendas nepalesas e tibetanas, o "Yeti" - o abominável homem das neves - é uma criatura simiesca, gigante e feroz à espreita nos declives do Himalaia. 

Sua existência nunca foi provada cientificamente. Segundo pesquisadores, se trataria de um urso pardo do Himalaia.

Em todo caso, o tuíte do exército indiano não convenceu os céticos.

Muitos nas redes sociais pediram ao exército que seja "responsável e prudente", e lembraram que a existência do "Yeti" nunca foi demonstrada.

"Seriamente decepcionado de ver o exército propagar este tipo de mitos como se fossem verdadeiros. Esperava mais de vocês", comentou um usuário do Twitter.

"Parabéns, estamos orgulhosos de vocês. Saúde à expedição do exército indiano de alta montanha", escreveu Tarun Vijay, responsável do Bharatiya Janata Party (BJP, Partido do povo indiano) no poder.

Segundo o exército, as pegadas medem 81 por 38 centímetros e foram descobertas por uma equipe de militares em 9 de abril perto do campo base de Makalu, uma zona isolada na fronteira entre o Nepal e a China.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.