Divulgação Trump perde prazo para apresentar declarações de impostos ao Congresso

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 23/04/2019 22:06 Atualizado em:

Foto: Reprodução/Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Foto: Reprodução/Facebook
A Casa Branca perdeu, nesta terça-feira (23), o prazo estipulado pelo Congresso para a entrega das seis últimas declarações de imposto de renda do presidente Donald Trump, ampliando a tensão, em uma disputa que deve chegar à Justiça. 

Richard Neal, presidente da comissão parlamentar que investiga as questões fiscais, tinha dado ao Serviço de Impostos Internos americano até 10 de abril para entregar as declarações de imposto de renda do mandatário, e de as entidades associadas a ele, correspondentes aos anos de 2013 a 2018. 

A data-limite tinha sido estendida até esta terça mas Trump já disse que não quer que essas informações sejam publicados, com o mesmo motivo usado na campanha presidencial de 2016 - que os documentos estão sendo auditados pelo Serviço de Impostos Internos, embora o instituto tenha informado que não tem problemas com sua divulgação. Embora a lei não obrigue a isso, Trump rompeu uma tradição de longa data durante as eleições de 2016 ao não publicar esses documentos - como fez a maioria dos presidentes desde os anos 70.

"O presidente foi bem claro: uma vez que (as declarações) tiverem saído da auditoria, pensará em fazê-lo", disse na terça à Fox News o subsecretário de imprensa da Casa Branca, Hogan Gidley. "Não está disposto a fazê-lo neste momento", acrescentou.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.