notre-dame Cidade húngara doará para Notre-Dame agradecida por ajuda de Paris

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 16/04/2019 09:05 Atualizado em:

Foto: Zakaria ABDELKAFI / AFP
Foto: Zakaria ABDELKAFI / AFP
A cidade húngara de Szeged anunciou nesta terça-feira uma doação de 10.000 euros para a reconstrução da catedral de Notre-Dame de Paris, em agradecimento pela ajuda que recebeu da capital francesa depois de devastadoras inundações que sofreu há mais de um século.

"Há 140 anos, Paris forneceu ajuda para reconstruir Szeged depois de sua grande inundação e, agora no espírito da solidariedade europeia, Szeged ajuda Paris", afirma um comunicado da prefeitura da cidade do sul do país.

Em 12 de março de 1879, a maioria dos edifícios de Szeged - localizados às margens do rio Tisza, a cerca de 160 km de Budapeste - foram destruídos pelas enchentes, que também mataram 160 pessoas.

Muitas cidades europeias enviaram ajuda econômica para reconstruir a cidade e, para agradecer, Szeged batizou suas novas avenidas com os nomes das cidades que a ajudaram na reconstrução, como Paris, Viena e Londres. 

A terceira maior cidade da Hungria também está coordenando uma coleta de doações entre seus 160 mil habitantes, segundo o conselho da cidade.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.