Opinião Pompeo chama Kim Jong Un de 'tirano'

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 09/04/2019 20:46 Atualizado em:

Foto: Reprodução/Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Foto: Reprodução/Facebook
O líder norte-coreano, Kim Jong Un, que o presidente Donald Trump considera seu "amigo", segue sendo um "tirano", declarou nesta terça-feira (9) o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Mike Pompeo.

Durante uma audiência no Senado, Pompeo foi perguntado se o adjetivo de "tirano" aplicado por ele para qualificar o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, também se aplicava a Kim Jong Un. "É claro. Estou certo de já ter dito isto", respondeu Pompeo.

As declarações do secretário de Estado não devem facilitar as relações com Pyongyang, no momento em que Washington tenta relançar as negociações para o desarmamento nuclear da Coreia do Norte, após o fracasso da última cúpula Trump-Kim, celebrada no final de fevereiro, em Hanói.

Pyongyang acusou recentemente Pompeo, assim como o assessor de segurança nacional da Casa Branca John Bolton, pelo fiasco nas negociações diante de "um ambiente de hostilidade e desconfiança".

No último verão boreal, as autoridades norte-coreanas denunciaram os "métodos de gangster" de Pompeo durante as negociações.

Após descrever a Coreia do Norte como um "regime perverso" dirigido por "bando de criminosos" e de   chamar Kim de "homenzinho foguete", Trump mudou completamente o tom após a primeira e histórica cúpula de Singapura, em junho passado, e hoje chama o líder norte-coreano de "amigo".

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.