Detido Acusado de planejar atentado inspirado no EI é preso sem fiança

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 09/04/2019 19:19 Atualizado em:

Um homem que, segundo a polícia americana, planejava lançar um caminhão sobre pedestres em um "ataque terrorista" inspirado no grupo do Estado Islâmico, foi preso nesta terça-feira (9) sem fiança.

Um juiz federal em Greenbelt, Maryland, perto de Washington, aceitou as recomendações dos procuradores de que Rondell Henry fosse detido por causa das evidências encontradas em seu telefone celular e de um histórico de abuso de substâncias não especificadas.

"O réu estava planejando um ataque terrorista", disseram os procuradores no pedido ao tribunal.

"O réu fez declarações incriminatórias que são corroboradas por evidências independentes que incluem vigilância por vídeo e artigos encontrados em seu celular", acrescentaram.

Henry, de 28 anos, foi preso em 28 de março no complexo do cassino em National Harbor, no sul de Washington, por roubar uma van da empresa U-Haul.

Em entrevistas posteriores, ele revelou planos de "realizar um ataque veicular semelhante ao ataque de 2016 em Nice, na França, também realizado com um caminhão", que deixou 86 mortos de autoria reivindicada pelo EI, informou o Departamento de Justiça.

De acordo com um depoimento judicial, Henry disse aos investigadores que queria gerar "pânico e caos", "a mesma coisa que aconteceu na França".

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.