COMÉRCIO UE deve parar de se aproveitar dos EUA no comércio, afirma Trump

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 09/04/2019 12:28 Atualizado em:

Foto: MANDEL NGAN / AFP
Foto: MANDEL NGAN / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a União Europeia (UE) deve parar de se aproveitar de seu país no comércio e prometeu impor tarifas de 11 bilhões de dólares a produtos europeus no âmbito de uma disputa por subsídio no setor aeronáutico.

"A Organização Mundial do Comércio afirma que os subsídios da União Europeia à Airbus tiveram um impacto negativo nos Estados Unidos, que agora devem adotar tarifas de 11 bilhões de dólares de produtos da UE", tuitou o presidente.

"A UE se aproveitou dos Estados Unidos no comércio durante muitos anos. sto vai acabar em breve", completou.

O presidente não divulgou uma data para a adoção da medida, um dia depois que de Washington ter ameaçado impor tarifas em resposta aos subsídios concedidos à fabricante europeia de aviões Airbus.

UE e Estados Unidos mantêm uma frágil trégua comercial desde que Trump provocou uma crise ao adotar tarifas de importação ao aço e alumínio europeus, além de ter ameaçado impor medidas similares para os automóveis.

Por mais de 14 anos, Washington e Bruxelas trocam acusações sobre subsídios injustos a Boeing (gigante aeronáutica americana) e Airbus (a rival europeia), respectivamente, em uma disputa que antecede o governo Trump.

A UE afirmou nesta terça-feira que o alcance das contramedidas planejadas pelo governo americano contra produtos europeus é "muito exagerado".


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.