Conflito Irã quer que o Iraque exija a saída das tropas dos EUA

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 07/04/2019 13:43 Atualizado em: 07/04/2019 13:44

O líder supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, pediu que o primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdel Mahdi, convoque a saída das tropas dos Estados Unidos presentes no Iraque "o mais rápido possível", segundou seu site oficial.

"Ele precisa tomar iniciativas para garantir que os americanos retirem suas tropas do Iraque o mais rápido possível", disse Khamenei, que recebeu Mahdi no sábado.

"Em todos os lugares onde eles estão presentes, depois é problemático fazê-los sair", disse o guia iraniano, segundo seu site oficial.

"O atual governo e o parlamento do Iraque não são desejados pelos americanos que conspiram para tirá-los do cenário político", argumentou Khamenei.

Iraque e Irã são dois países predominantemente xiitas, enquanto o resto do mundo muçulmano é sunita.

Em fevereiro, o presidente Donald Trump anunciou que os Estados Unidos manteriam uma presença militar no Iraque para monitorar o Irã.

Essas declarações indignaram a maioria das forças políticas iraquianas e reativaram os pedidos para que as tropas deixassem o país.

Grupos armados xiitas próximos ao Irã, que tiveram um papel importante na derrota do Estado Islâmico (EI), pressionaram por um projeto de lei para impor um cronograma para a saída das tropas dos Estados Unidos no parlamento iraquiano.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.