Estados Unidos Trump confirma que não irá a 'entediante' jantar com correspondentes

Por: Agência Brasil

Publicado em: 05/04/2019 13:30 Atualizado em:

Foto: NICHOLAS KAMM / AFP
Foto: NICHOLAS KAMM / AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta sexta-feira (5) que não vai comparecer ao jantar com os correspondentes da Casa Branca neste mês - uma reunião à qual não compareceu desde que chegou à Casa Branca e que classificou como "entediante". 

Este jantar de gala é uma reunião anual da vida política de Washington e uma oportunidade de celebrar a liberdade de imprensa e dar uma tribuna ao presidente, que em geral se expressa de forma bem humorada sobre os acontecimentos do último ano. 

Ao ser questionado sobre o evento deste ano, que será celebrado em 27 de abril, Trump respondeu: "O jantar é tão entediante e negativo que vamos celebrar um comício muito positivo".

Este jantar é uma tradição datada de 1921 e, desde 1980, todos os presidentes participaram, exceto pela ausência de Ronald Reagan em 1981, quando se recuperava de um ataque que tinha sofrido. 

Contudo, Trump tem uma relação muito tensa com a imprensa, a quem denuncia habitualmente de publicar notícias falsas em suas séries de tuítes sobre as "fake news", das quais muito poucos se salvam, como a emissora Fox. 

Em um desses jantares, quando participou como convidado em 2011, Trump foi provocado pelo então presidente Barack Obama, que zombou das persistentes teorias da conspiração do empresário, que insistia em duvidar sobre o local de nascimento do mantário e de sua legitimidade para ser presidente.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.