Solicitação Democratas exigem acesso a declarações de renda de Trump

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 03/04/2019 22:24 Atualizado em:

Foto: Reprodução/Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Foto: Reprodução/Facebook
Os democratas solicitaram nesta quarta-feira (3) ao Tesouro dos Estados Unidos a entrega das últimas seis declarações de renda do presidente republicano, Donald Trump, que "não está disposto" a entregá-las no momento, o que pode provocar uma batalha legal com a Casa Branca.

Trump é o primeiro presidente americano desde Richard Nixon que se nega a revelar sua situação fiscal. 

Com maioria na Câmara de Representantes, os democratas têm agora a autoridade para exigir estes documentos, e jamais um pedido deste tipo apresentado pela comissão encarregada da arrecadação foi negado.

Em carta com data desta quarta-feira, os democratas pedem ao departamento do Tesouro que entregue, antes de 10 de abril, as declarações de renda de Trump e a prestação de conta de sua campanha.

Os democratas querem examinar "até que ponto o fisco (IRS) controla e aplica as leis federais e fiscais com o presidente", para possíveis propostas de alterações legislativas.

Trump reagiu dizendo aos jornalistas na Casa Branca que "está sob uma auditoria" dos democratas.

Desde janeiro, os democratas têm multiplicado as investigações parlamentarias contra Trump, mas até o momento as lideranças do partido descartam um processo de "impeachment".


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.