Medidas Senadores nos EUA promovem lei para 'restaurar democracia' na Venezuela

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 03/04/2019 20:54 Atualizado em:

Bob Menéndez, um dos responsáveis por impulsionar a iniciativa. Foto: Reprodução/Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)
Bob Menéndez, um dos responsáveis por impulsionar a iniciativa. Foto: Reprodução/Facebook
Democratas do Senado e republicanos apresentaram nesta quarta-feira (3) no Congresso dos Estados Unidos o projeto de lei Verdad para ajudar a "restaurar a democracia" e enfrentar a "crescente crise humanitária" na Venezuela.

A iniciativa é impulsionada pelo democrata de Nova Jersey Bob Menéndez, membro do Comitê de Relações Exteriores do Senado, e pelo republicano Marco Rubio (Flórida), considerado um dos arquitetos da estratégia do governo de Donald Trump para derrubar o presidente venezuelano Nicolás Maduro do poder.

Verdad, sigla em inglês para 'Venezuela Emergency Relief, Democracy Assistance and Development Act' e que em espanhol significa 'Verdade', aumenta a assistência humanitária, aumenta as medidas contra a "cleptocracia", apoia os esforços do líder da oposição Juan Guaidó para "restaurar a democracia" e acelera planejamento de instituições financeiras para reconstruir o país na era pós-Maduro, de acordo com um comunicado.

"A lei Verdad dá à administração Trump as ferramentas diplomáticas necessárias para ir além das promessas presidenciais", disse Menéndez, em referência ao reiterado compromisso da Casa Branca de apoiar a oposição para "terminar com o pesadelo" de Maduro.

Rubio destacou que a legislação envia "uma clara mensagem bipartidária" por parte dos Estados Unidos.

O projeto de lei eleva para 400 milhões de dólares a ajuda humanitária para a Venezuela e autoriza a remoção de medidas punitivas americanas a funcionários sancionados que não estejam envolvidos em violações aos direitos humanos e reconheçam Guaidó, entre outras medidas.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.