Tragédia Em naufrágio no mar do Caribe, morrem pelo menos dez haitianos

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 01/04/2019 20:28 Atualizado em:

Pelo menos dez haitianos morreram no domingo (31) quando o barco em que estavam afundou em frente às ilhas caribenhas Turcas e Caicos, onde a polícia e serviços de imigração conseguiram resgatar outras 14 pessoas.

Os sobreviventes foram encontrados numa parte desabitada do arquipélago, 200 km ao norte do Haiti, em águas infestadas de tubarões, deixando poucas esperanças de encontrar outros passageiros vivos.

As autoridades "ainda não estão em condições de informar o número exato de pessoas a bordo da embarcação, contudo, foram resgatados dez corpos", segundo um comunicado divulgado nesta segunda-feira pela defesa civil do Haiti.

No Haiti, um dos países mais pobres do mundo, onde mais de 60% da população vive com menos de dois dólares por dia, seus habitantes regularmente tentam chegar ilegalmente por mar às Bahamas ou às ilhas Turcas e Caicos, que estão sob a jurisdição da autoridade britânica.

Em um naufrágio em outubro passado, 40 imigrantes desapareceram no mar e apenas nove foram resgatados próximo às Bahamas.

Sem oportunidades de emprego no país de origem, dezenas de milhares jovens haitianos buscam uma chance no continente americano, particularmente no Chile e Brasil, onde obtenção de visto era mais fácil. O Canadá é outro país que tem se tornado o principal destino desses imigrantes, superando os Estados Unidos.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.