união europeia Polêmica reforma dos direitos autorais na UE, ante el voto final

Por: AFP - Agence France-Presse

Publicado em: 26/03/2019 10:06 Atualizado em:

Manifestantes a favor da nova diretiva relativa aos direitos de autor antes da votação dos direitos de autor no Parlamento. Foto: Frederick Florin/AFP
Manifestantes a favor da nova diretiva relativa aos direitos de autor antes da votação dos direitos de autor no Parlamento. Foto: Frederick Florin/AFP
A Eurocâmara se pronuncia nesta terça-feira sobre a reforma europeia dos direitos autorais, uma medida debatida sob uma forte pressão de seus partidários, como a imprensa e os artistas, e críticos, como os gigantes da internet e os defensores de uma internet livre.

"O resultado é difícil de prever", afirmou uma fonte parlamentar favorável à reforma, que deve ser debatida pelos eurodeputados reunidos em Estrasburgo antes da votação.

Apresentada pela Comissão Europeia em setembro de 2016, esta reforma busca adaptar à era digital a legislação europeia sobre os direitos de autor aprovada em 2001, uma época em que a plataforma de vídeos Youtube ainda não existia.

Os eurodeputados se pronunciarão sobre o texto de consenso negociado com as outras instituições da União Europeia (UE), apesar da incerteza que persiste após o fracasso na primeira tentativa de estabelecer uma posição.

A pressão sobre a diretriz é ainda maior, porque muitos consideram que esta pode ser a última oportunidade para a aprovação, a menos de um mês do recesso da Eurocâmara até julho por conta das eleições europeias do fim de maio.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.