Pernambucanas Mesa posta e culinária: quando duas paixões se encontram

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 26/03/2019 14:25 Atualizado em: 26/03/2019 15:26

Crédito: Camila Pifano/Divulgação
Crédito: Camila Pifano/Divulgação
Uma mesa arrumada, com taças e talheres alinhados e enfeitada com flores é mais do que uma questão estética ou de aparência social. Mesa posta é sobre encontros, carinho e demostração de afeto. Foi em torno dela que a servidora pública Isabela Azevedo e a chef de cozinha Tatiana Mendonça se uniram. Isabela viu na mesa posta uma oportunidade de proporcionar alegria à família em um momento de dor. Tati superou o trauma de infância em relação à comida e, além de fazer as pazes com as refeições, as cria e executa.

Isabela sempre gostou de temas como decoração e de organizar mesas para amigos e parentes. O hobby se transformou em uma âncora para ajudar a superar uma fase triste da vida. O pai estava doente e não podia sair de casa com frequência, como costumava fazer. As reuniões em casa se tornaram mais constantes, e a servidora pública aproveitou para oferecer o máximo de beleza e aconchego dentro do apartamento dos pais, onde a família se encontrava para almoçar e jantar. As mesas produzidas eram fotografadas e compartilhadas em redes sociais. O perfil @beluquices, no Instagram, tornou-se um dos mais seguidos do ramo em Pernambuco. Atualmente, são 66,7 mil seguidores.

Crédito: Camila Pifano/Divulgação
Crédito: Camila Pifano/Divulgação
Enquanto Isabela produzia mesas, Tatiana Mendonça se ocupava da criação de novas receitas para um bufê da capital pernambucana. Na infância, era daquelas crianças que davam trabalho aos pais na hora de comer. O momento de virada aconteceu durante uma viagem a Serra Talhada, sertão do estado. Foi onde experimentou pela primeira vez uma versão salgada do munguzá, prato típico nas festas dos santos juninos no interior do Nordeste. A relação dela com a comida mudou, levando-a a cursar gastronomia e a se tornar gerente de alimentos e bebidas. 

O encontro das duas aconteceu por acaso e motivado pelas paixões de ambas pela mesa posta. Desde o ano passado, decidiram unir as paixões e promovem eventos em lojas de decoração da cidade. Juntas, criaram o projeto Na Mesa. Em novembro do ano passado, lançaram um e-book com dicas de decoração e receitas natalinas. “Queremos mostrar às pessoas que mesa posta é mais do que ter muitas louças. É, na verdade, proporcionar momentos agradáveis e demostrar carinho por alguém”, afirma Isabela. “Temos outros projetos, que pretendemos tocar ao longo do ano”, completa Tatiana.
Crédito: Camila Pifano/Divulgação
Crédito: Camila Pifano/Divulgação
 


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.