incentivos Governo busca 'choque de curto prazo' na produtividade do País, diz Guedes

Por: AE

Publicado em: 29/05/2019 14:00 Atualizado em:

Foto: José Cruz/Agência Brasil
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (29), que o governo pensa no longo prazo, mas também busca um "choque de curto prazo" na produtividade do País. Ele citou de maneira ampla medidas de desburocratização como essenciais para destravar a economia.

Guedes destacou que a tecnologia qualifica o capital, e a educação, a mão de obra. Essas são diretrizes de longo prazo. "Mas também pensamos num choque de curto prazo", afirmou.

"É possível produzir um milagre econômico com medidas para destravar a economia", afirmou o ministro, citando o que estudiosos já observaram pela experiência em outros países. 

Para ele, essas iniciativas podem garantir alguns anos de crescimento.

Em seminário sobre produtividade e crescimento promovido pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), Guedes afirmou que a agenda macroeconômica tem sido mais visível (como reforma da Previdência e tributária), mas que a agenda microeconômica também é importante.

Para o ministro, as democracias precisam ser sistemas de gestão política descentralizada, e o Brasil está atrasado nesse processo. O governo Jair Bolsonaro, porém, está tentando uma "modernização institucional", disse.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.