Oportunidade Semana nacional de educação financeira traz palestras ao Recife

Publicado em: 20/05/2019 16:59 Atualizado em: 20/05/2019 17:04

Crédito: Karina Morais/DP
Crédito: Karina Morais/DP

A 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira começa nesta segunda-feira (20), no Recife, com uma série de palestras no Porto Social. Até o próximo dia 24, a ONG Meu Propósito e organizações parceiras do ecossistema local irão discutir o impacto das notícias falsas na economia, o empoderamento feminino e o planejamento de um negócio sustentável.  A plestras acontecerão nesta segunda-feira e nos próximos dias 22 e 24, com inscrições online. 

O objetivo do evento é contribuir para o fortalecimento da cidadania financeira dos pernambucanos, ao fomentar o debate sobre Educação Financeira através de grupos sociais distintos. “Todas as iniciativas serão gratuitas e inclusivas. A nossa intenção é estimular o desenvolvimento do conhecimento, das aptidões e das habilidades necessárias para a formação de indivíduos críticos e informados sobre o mundo financeiro da atualidade, tornando-os preparados para administrar as suas finanças de maneira eficaz”, explica Pedro Verda, diretor educacional do Porto Social.

A Semana Nacional de Educação Financeira, ou Semana ENEF, é uma iniciativa idealizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef). Em termos de alcance territorial, o cenário é de grande disparidade na distribuição das iniciativas para promoção da educação financeira, com mais de 52% delas concentradas nas regiões Sul e Sudeste e de apenas 8% das iniciativas presentes na região Nordeste.

“Praticamente todos os indivíduos, principalmente aqueles em idade economicamente ativa, gastam, consomem ou poupam. Assim, a educação financeira é um processo constante de aprendizagem que deve estar presente em todas as pessoas, principalmente pelo fato de gerar conhecimento e desenvolver a capacidade para tomar decisões sobre os diversos aspectos da vida humana para que se viva bem e equilibradamente”, explica Katharinny Bione.

Confira a programação

Dia 20 de maio (segunda-feira)

O Brasil é o terceiro país em consumo de notícias falsas, segundo pesquisa do Reuters Institute Digital. As fake news podem fazer com que grandes somas de dinheiro mudem de mãos em um piscar de olhos.

Mariana Libonati  (Meu Propósito)
Alice de Souza (Verifica Aí)


Dia 22 de maio (quarta-feira)

74% das mulheres brasileiras já são responsáveis pela gestão do orçamento familiar, segundo o IBGE. Dessa forma, a educação financeira é fundamental para o empoderamento feminino.

Manoela Barreto (Meu Propósito)
Manu Dubeux (Projeto Dália) 
Carol Lopes (Projeto Dália) 

Dia 24 de maio (sexta-feira)

Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil fecha mais empresas do que abre, de acordo com o IBGE. Por isso, a educação financeira e o empreendedorismo são ferramentas fundamentais para mudar essa realidade.

Carolina Maciel (Meu Propósito)
Humberto Corrêa (Prol Educa)



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.