Boletim Assembleia Legislativa lança Informativo Econômico de Pernambuco

Publicado em: 07/05/2019 17:49 Atualizado em:

O Informativo Econômico de Pernambuco, produzido pela Consultoria Legislativa (Consuleg), será lançado nesta quarta (8), às 10h30, na reunião da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco. A proposta do boletim é de reunir indicadores econômicos de fontes consolidadas e colocá-los numa série temporal, de modo a revelar tendências, segundo informações da assessoria da Alepe. 

Os dados referentes ao período de 2012 a 2018, sobre atividade econômica, emprego, saldo de operações de crédito, comércio exterior e turismo, não se limitam ao cenário estadual. A equipe do Núcleo Temático de Orçamento e Economia da Consuleg comparou os indicadores com os da Bahia e do Ceará, bem como os do Brasil, oferecendo um panorama amplo que facilite a análise de especialistas, mas que também seja compreendido pelo público em geral. Por isso, a escolha por um formato sucinto, com textos curtos e uso de gráficos e tabelas.

Os indicadores foram coletados em sites abertos à consulta pública, mas o diferencial do Informativo, de acordo com a Alepe, é selecionar os tópicos e identificar a correlação entre eles. As fontes utilizadas foram: Banco Central do Brasil, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Ministério da Economia, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). O informativo será produzido pela Consuleg a cada semestre. O lançamento do primeiro número vai ocorrer no Plenarinho 3, no Edifício Governador Miguel Arraes de Alencar.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.