bitcoin Operações com criptomoedas terão que ser informadas à Receita

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 07/05/2019 11:25 Atualizado em: 07/05/2019 17:25

Foto: Reprodução/Pixabay
Foto: Reprodução/Pixabay
As mudanças nas regras da Receita Federal vão atingir quem utiliza moedas virtuais, também conhecidas como Bitcoins. A partir do dia 1º de agosto, pessoas físicas, jurídicas e corretoras que fizerem operações com criptoativos terão que informar ao Fisco. A determinação foi publicada nesta terça-feira (7) no Diário Oficial.

De acordo com a Receita Federal, a medida foi tomada para analisar as contas daqueles que tentam esconder movimentações financeiras irregulares: lavagem de dinheiro, sonegação e financiamento ao tráfico de armas e terrorismo. Isso porque as transações não são rastreadas pelo sistema financeira tradicional. 

Agora, as operações feitas em ambientes virtuais mantidos pelas plataformas online de compra, venda e troca de moedas digitais localizadas no Brasil deverão ser informadas à Receita por essas próprias corretoras, sem nenhum limite de valor.

Já nas operações feitas virtualmente com sede no exterior ou transações realizadas sem intermediação de corretoras, as informações deverão ser prestadas pela própria pessoa física e jurídica, sempre que o valor movimentado ultrapassar R$ 30 mil.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.