Chance Estudantes poderão renegociar débitos do FIES

Por: Agência Caixa

Publicado em: 05/05/2019 12:33 Atualizado em:

Estudantes de todo o país que estão com dívidas no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) terão mais uma oportunidade para colocar as prestações em dia. Em atuação alinhada com o Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), a CAIXA oferece aos alunos o parcelamento dos débitos. A ação vai até o dia 29 de julho.

Segundo o diretor de Produtos de Varejo da CAIXA, Jeyson Cordeiro, “essa é uma ótima oportunidade para regularização das dívidas dos estudantes, já que as prestações em atraso poderão ser incorporadas e diluídas nas prestações futuras”.

Condições

Para solicitar a renegociação, conforme Resolução nº 28 do FNDE, o estudante deve atender simultaneamente três condições:

– Ter contratado o FIES até 31 de dezembro de 2017;

– Estar na fase de amortização e ter uma ou mais parcelas em atraso a mais de 90 dias;

– Pagar entrada no ato da renegociação, no valor mínimo de R$ 1.000,00, podendo chegar a 10% do valor da dívida vencida.

Saiba sua situação

Para auxiliar o estudante que tem contrato com o banco, a CAIXA disponibiliza ambiente web para que o interessado saiba, de maneira rápida e simples, se pode ou não pedir a renegociação. Para isso, basta entrar no endereço sifesweb.caixa.gov.br e se cadastrar. Em instantes, o sistema informa o resultado simulado.

Parcelamento

A depender do prazo restante para liquidação do contrato, a renegociação do estudante pode ser parcelada em até 48 vezes ou, então, diluída ao longo do contrato.

Por exemplo: caso faltem 20 parcelas para terminar o compromisso, a dívida pode ser parcelada em até 48 vezes.

Já no caso em que restarem 100 parcelas para liquidação do contrato, o estudante poderá parcelar a dívida ao longo das prestações futuras do contrato (nesse caso, 100 parcelas).

O valor mínimo das parcelas renegociadas não pode ser inferior a R$ 200.

Como pedir

Após comprovar se está enquadrado nas regras e simular a renegociação na internet, os interessados devem procurar a agência da CAIXA onde têm o contrato do FIES munidos dos documentos pessoais e comprovante de residência. Se o contrato possuir fiador, os mesmos documentos devem ser apresentados, além do comprovante de renda. Todos devem comparecer à agência para assinatura de termo aditivo do contrato. 

Serviço:

Renegociação do FIES

A partir desta segunda-feira (29) até 29 de julho;
Parcelamento em até 48 vezes ou diluído ao longo do prazo máximo de vigência do contrato;
Estudantes devem acessar o ambiente web e verificar se estão aptos a renegociar; se sim, será disponibilizado simulador;
Estudantes devem procurar a agência da CAIXA onde tem o contrato do FIES.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.