A cozinha nunca esteve tão presente na TV como nos tempos atuais

Por: Flávio Ricco - TV Canal 1

Publicado em: 05/04/2019 07:30 Atualizado em: 04/04/2019 20:42

Hoje, entre as maiores e menores, toda TV que se preza tem a gastronomia entre as suas atrações, ou inserida como um quadro obrigatório ou em formas das mais variadas de programas, entre os principais, realities de competição.

Ana Maria Braga, Cátia Fonseca e Edu Guedes, além de outros, se inserem no grupo mais tradicional, ao lado de atrações mais recentes como as comandadas por Bela Gil, Rita Lobo, Claude Troisgros e Rodrigo Hilbert, entre os tantos da TV fechada.

E, em outra ponta, os formatos de disputa, constituídos de fórmulas que buscam atrair atenção do telespectador com emoção e maior rapidez.

Sem abrir muito o leque, limitando-se apenas aos mais ressonantes e às redes principais, já temos o “MasterChef”, da Band, há muitos anos, SBT com as versões do “Bake Off” e a recente estreia do “Top Chef”, do Felipe Bronze, na  Record.

E se ainda falta a Globo, a partir do segundo semestre não faltará mais nenhuma, porque também ela já terá o seu em cartaz, movimentando alguns nomes importantes da cozinha brasileira. 

Como se observa, muito mais que modismo, a culinária se impôs como uma obrigação. 

E vem mais
A propósito: o “Mais Você” da Ana Maria Braga estreia no dia 22, o reality de culinária “Copia e Cola”. Seis cozinheiros amadores, durante cinco dias, serão desafiados a reproduzir pratos criados por chefs famosos.

Os participantes terão acesso apenas à receita e à iguaria pronta — sem poder provar o prato original. A partir daí tentarão preparar a versão mais fiel possível daquela criação, tanto em sabor quanto visualmente.

Ninguém ganha
Mas se a quantidade da culinária na televisão começa a chegar perto, as mesas redondas de futebol já superam todos os limites do razoável. E do suportável.

Um número que nem dá mais para contar. O dia inteiro, a qualquer hora, uns três ou quatro podem ser encontrados discutindo os assuntos da bola. Os temas é que, na média, não variam. São sempre os mesmos.

Trabalhando nisso
A dramaturgia da Globo está trabalhando, de maneira bem intensa, na escalação de “Bom Sucesso”, novela de Rosane Svartman e Paulo Halm, estreia prevista para julho como a próxima da fila na faixa das 19 horas.

Restam apenas alguns nomes para completar a lista.

Convidada especial
Juliana Alves faz, a partir desta sexta, participação especial em “Malhação – Vidas Brasileiras”, no papel de Carine, um alguém totalmente do mal..

Junto com um bando, ela planeja sequestrar Marli (Julia Mendes) e Mel (Maria Rita), respectivamente a namorada e a filha de Paulo (Felipe Rocha), dono do restaurante Le Kebek.

Outro nome
Ficou “Gonga la Gonga” o título que o “Caldeirão do Huck” vai utilizar para a versão do “The Gong Show”.

Outros nomes chegaram a ser cogitados, mas já foram registrados por outras pessoas ou empresas. “Show do Gongo”, por exemplo, pertence a Associação Cultural Mix Brasil. Gravações em curso.

Conta-gotas
O plano de demissões da Rede TV! continua atingindo os seus mais diferentes setores.

Só nas últimas horas, entre nomes mais conhecidos, foram efetivadas as dispensas de Juarez Soares – comentarista esportivo, Michel Frei – diretor de arte, Ana Paula Abrão – repórter do “Sensacional”, Tiago Mendonça – narrador e Érika Abreu – correspondente em Londres.

Pedreira
A Record começa a exibir neste sábado, às 22h30, reprises do “Troca de Família” em substituição ao “Programa da Sabrina”.

No mesmo dia e horário, o SBT passa a apresentar a nova temporada de “Fábrica de Casamentos”. Reprise de um lado, inédito de outro.   

Criatividade – 1
Suzana Pires está confirmada no World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), que vai acontecer no próximo dia 21, a partir das 15h, no Teatro Eva Hertz, em São Paulo.

Detalhe: trata-se de um evento marcado para o mesmo dia em 50 cidades do país, além de 5 países espalhados por 3 continentes.

Criatividade – 2
A atriz e roteirista da Globo irá comandar a palestra “Dona de Si”, sobre protagonismo nas relações de trabalho e na vida.

No mesmo auditório, Alexandre Mutran, gerente de comunicação regional da emissora, vai falar sobre sua trajetória e a criação do projeto Verdejando. As palestras são gratuitas.

Reação
Atual novela das sete, “Verão 90”, escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, conseguiu  uma resposta surpreendente nos índices de audiência, como se constata principalmente nas praças de São Paulo e Rio de Janeiro.

Havia de fato a necessidade de dar tempo às autoras para mostrar serviço e elas não decepcionaram.     

Klebber Toledo e Débora Nascimento formam novo par da trama. Foto: Paulo Belote/Globo
Klebber Toledo e Débora Nascimento formam novo par da trama. Foto: Paulo Belote/Globo


Bate – Rebate
·       Jô Soares em “O Livro ao Vivo”, espetáculo com a participação do jornalista Matinas Suzuki Jr., teve sua estreia remarcada para 11 de abril.

·       O bom entrosamento, amizade mesmo, da diretora Amora Mautner com todo o pessoal de ”A Dona do Pedaço” tem colaborado bastante para o bom andamento dos trabalhos...

·       ... É a próxima da Globo no horário das 9 da noite e com um elenco dos mais estrelados.

·       O mercado para o pessoal da dramaturgia, em todos os seus setores, nunca esteve tão aquecido.

·       De volta à Globo, Helena Fernandes está no elenco de “Bom Sucesso”, a próxima novela das 7.

·       Didi Wagner também estará envolvida na cobertura do Lollapalooza no Multishow...

·       ... Rafa Brites também está confirmada no mesmo evento e canal.

·       O “Documento Verdade”, na Rede TV!, exibe nesta sexta-feira, a partir das 22h15, uma reportagem de Claudia Barthel realizada na Antártica...

·       ...A cobertura também mostrará o empenho para restaurar o complexo que sofreu um incêndio em 2012.

 
C´est fini
A quarta temporada do “The Voice Kids” chega à reta final neste domingo, quando nove candidatos, sendo três de cada time, entram na disputa da semifinal.  Além dos shows ao vivo, o público poderá acompanhar uma apresentação dos técnicos com seus times.

"A Banda", de Chico Buarque, está entre as músicas escolhidas para o programa. A final será no dia 14.

 
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.