Diario de Pernambuco
Busca

PESQUISA

Ferramentas de inteligência artificial podem dar maior precisão ao tratamento da Covid-19

Publicado em: 01/04/2021 18:25

 (Foto: Reprodução)
Foto: Reprodução

Ferramentas tecnológicas podem ajudar no diagnóstico preciso do Covid-19 e auxiliar no tratamento e reabilitação de pacientes infectados. Um grupo de especialistas, com participação de pernambucanos, anunciaram a criação de um programa de computador, baseado em abordagens da inteligência artificial, para dar suporte, agilidade e precisão ao diagnóstico médico. Segundo os pesquisadores, alguns sintomas comuns do vírus, como febre, diarreia e dor de cabeça, podem ser confundidos com várias doenças.

“Inserimos na ferramenta os dados coletados pelos exames do paciente a fim de identificar os padrões típicos da infecção por coronavírus. Desta forma, o programa consegue informar em minutos a taxa de probabilidade de a pessoa ter contraído Covid-19, o que contribui para a tomada de decisão do médico”, esclarece Anthony Lins, que é professor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e colaborou com a pesquisa.

Segundo ele, a solução tecnológica examina  o material da coleta viral de nasofaringe realizada pelo swab nasal, detecta possíveis marcadores encontrados no teste RT-PCR, analisa dados contidos no hemograma completo e investiga se as lesões detectadas em radiografias e tomografia são compatíveis com as provocadas pelo novo coronavírus. Desta forma, a ferramenta consegue avaliar o potencial da pessoa de ter Covid-19.

Conforme os realizadores, para realizar esta tarefa, os recursos de visão computacional analisam os exames de imagem. A mineração de dados averigua se os padrões encontrados foram marcados como sendo de Covid-19. E o aprendizado de máquinas dá ao computador a habilidade de perceber esses padrões. Trabalhando juntas, essas tecnologias ajudam a identificar a infecção no paciente e dar suporte ao diagnóstico.

O trabalho é produzido por especialistas do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), considerada a maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Pelo apanhado, as análises de dados de diferentes pacientes com características semelhantes poderão contribuir para que os médicos encontrem terapias mais efetivas.

De acordo com o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Anselmo Frizera, as ferramentas de inteligência artificial podem ser utilizadas para monitorar um paciente de Covid-19 e comparar sua evolução com a de outros indivíduos infectados. “Desta análise, poderiam ser extraídas sugestões para que a equipe médica realizasse pequenos ajustes no   tratamento, a fim de levar o paciente a uma situação mais favorável, com base no que ocorreu com outras pessoas acometidas pela enfermidade com a mesma faixa etária, gênero e comorbidades”, explica. Além de auxiliar no tratamento, a inteligência artificial pode ser usada para ajudar os pesquisadores a entender melhor a Covid-19.

Paralelamente, afirma o especialista, é possível usar sistemas robóticos na reabilitação de pacientes com Covid-19, que apresentem sequelas neuromusculares, como fraqueza muscular ou perda do controle motor.  “A reabilitação robótica já vem sendo utilizada na recuperação de pacientes com lesões motoras e cognitivas, como o acidente vascular cerebral (AVC) e a lesão medular”, conclui.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL