Avanços

Após tratamento pioneiro na América Latina, tomografias mostram regressão de câncer em paciente terminal

Publicado em: 14/10/2019 10:05 | Atualizado em: 14/10/2019 11:19

Tomografias realizadas pela equipe de médicos responsáveis por cuidar de Vamberto Luiz de Castro, 62, diagnosticado com linfoma em fase terminal mostram a regressão da doença após tratamento inédito na América Latina, baseado em uma técnica de terapia genética descoberta no exterior e conhecida como CART-Cell.
 
Reprodução/TV
 
 
Há um mês, o corpo do paciente estava tomado por tumores, mas nesta semana, novos exames mostram que a maioria deles desapareceu, e as que restam, segundo os médicos, sinalizam a evolução da terapia.

Os especialistas, no entanto, não falam em cura ainda porque o diagnóstico final só pode ser dado após cinco anos de acompanhamento. 

Assim, de acordo com a equipe médica do Centro de Terapia Celular (CTC-Fapesp-USP) do Hemocentro, o paciente está "virtualmente" livre da doença.

Os pesquisadores da USP - apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e pelo Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) - desenvolveram um procedimento próprio de aplicação da técnica CART-Cell.

A CART-Cell é um método de terapia genética já utilizada nos Estados Unidos, Europa, China e Japão.

Processo
Através do tratamento, as células de defesa do corpo (linfócitos T) são habilitadas com receptores capazes de reconhecer o tumor. O ataque é contínuo e específico.

Na maioria das vezes, basta uma única dose.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL