Teatro Quartas da Dança recebe espetáculo inspirado álbum 'Falso Brilhante' de Elis Regina A peça utiliza a linguagem da dança para refletir sobre a atualidade

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/09/2018 08:00 Atualizado em: 04/09/2018 15:01

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Durante o mês de setembro, o Projeto Quartas da Dança recebe o espetáculo intimista Falso Brilhante, inspirado no álbum homônimo de mesmo nome da cantora Elis Regina (1945-1982), grande intérprete da música popular brasileira. No palco do Teatro Barreto Júnior, localizado no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, quatro bailarinos provocam a plateia com reflexões acerca dos contextos sociais e políticos, em que as pessoas estão inseridas através de uma linguagem corporal própria. 

O bailarino Alan Delmiro conta que o espetáculo utiliza a arte como um instrumento político. “Fazemos com que as pessoas reflitam sobre a violência, a repressão e outros temas sensíveis que permeiam o nosso cotidiano”, explica. O artista está no universo da dança há mais de 20 anos. Ele é professor universitário do curso de Educação Física na Universidade Federal de Pernambuco, e já passou por diversas companhias de dança e corpo coreográfico de grandes artistas como André Rio, Almir Rouche e Joelma.  

O grupo dispensa rótulos e defende que cada pessoa pode dançar conforme o seu repertório de movimentos. “Transitamos entre as várias linguagens da dança para mostrar que a expressão independe dos padrões”, explica o professor Adelmo Andrade. “São corpos totalmente diferentes, alinhados coreograficamente com uma mensagem”, completa a bailarina Manuella Freitas. “O espetáculo é composto por 90% de Elis. Buscamos encenar a força e a coragem com que esta artista não hesitava em expressar em palco”, conta Jéssica Silveira. 

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste ano a peça traz algumas novidades e cenas inéditas a cada apresentação. Além das coreografias, o espetáculo contará com um solo para cada bailarino ao som das canções Menino, Onze fitas e Travessia, que refletirão sobre o íntimo dos seres humanos como o desespero, o medo, a saudade e a fé. Além disso, irá também escancarar os defeitos como a indiferença diante da morte das pessoas e o desamor entre as relações interpessoais. Portando, a interatividade e o envolvimento com o público permanecem. Quem for assistir os quatro dias, verá que existem momentos que alguns trechos só serão vivenciados naquele momento. Pela configuração e relação com a plateia. 

O projeto Quartas da Dança é realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. No total, foram contemplados 10 espetáculos este ano, mas, somente o Falso Brilhante se apresentará no mês fechado. 
 
SERVIÇO
Espetáculo Falso Brilhante
Local: Teatro Barreto Júnior
Datas: 05, 12, 19 e 26 de setembro de 2018
Informações: 81 9 97906403
Ingressos: R$ 20,00 e  R$ 10,00 (meia) 
Horário: 20h 
(Disponíveis a partir das 17h, no dia do evento, na bilheteria do teatro) 



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.